Autor(es):
Carvalho, Graça Simões de
; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10730
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Didáctica; Metodologias de ensino; Formação de professores; Ensino primário; 1º ciclo do ensino básico
Descrição
Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007).
Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado.
Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6).