Autor(es):
Costa, Vanessa Miranda da Costa
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10531
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Obra de arte; Ponte rodoviária; Sistema de gestão de obras de arte; Inspecção; Manutenção, conservação; Reparação; Reforço; Reabilitação; Patologia; Segurança estrutural; Avaliação da segurança; Durabilidade; Vida útil; Bridge; Highway bridge; Bridge management system; Inspection; Maintenance; Repair; Strengthening; Rehabilitation; Pathology, typical damage; Structural safety; Structural assessment; Durability; Service life; Ouvrage d'art; Pont routière; Système de gestion des ouvrages d'art; Inspection; Maintenance; Réparation; Renforcer; Réhabilitation; Pathologie, désordre; Securité structural; Évaluation de la sécurité; Durabilité; Vie utile
Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia Civil (área de especialização em Projecto de Estruturas e Geotecnia) O progresso tem permitido o desenvolvimento das redes rodoviárias de todo o mundo e
consequentemente isso reflecte-se num aumento da construção de Obras de Arte. O ritmo
crescente de pontes, aliado ao controlo dos custos e prazos para a sua realização, faz com que
se descuidem muitas vezes os aspectos relativos à qualidade e durabilidade das estruturas.
Muitas destas pontes têm mais de 30 anos, tendo sofrido ao longo do tempo diversos
mecanismos de deterioração, evidenciando as mais variadas anomalias. Para aferir as suas
actuais condições segurança estrutural é necessário recorrer a metodologias de avaliação do seu
desempenho, incluindo a realização de inspecções regulares.
A realização de inspecções, permite avaliar a natureza e extensão das patologias, de forma a
serem implementadas acções de manutenção, conservação ou reabilitação e reforço,
dependendo do estado em que se encontra a estrutura. Estas acções são imprescindíveis para se
manter as Obras de Arte em condições de segurança, serviço e aparência aceitável durante a sua
vida útil.
Neste contexto, pretende-se com esta dissertação abordar as estratégias de inspecção e de
detecção de anomalias, conservação, protecção, reparação e reabilitação de Obras de Arte.
É também objectivo do presente trabalho descrever os danos mais frequentes nas pontes
rodoviárias e a sua correlação com factores como a idade, tipologia, material, localização, etc.
Serão igualmente apresentadas soluções e técnicas de reabilitação de obras de arte em alvenaria
de pedra e em betão armado, com referência a alguns casos práticos. The progress has allowed the development of road networks around the world and consequently
this is reflected in an increase in the rate of construction of bridges. The increasing demand for
new bridges, combined with their strict cost control and tight deadlines, sometimes leads to
negligence with respect to quality control and the long term durability of structures.
Many of our current bridges have now been standing more than 30 years, and over the time
have been subject to several forms of deterioration, showing many kinds of damages and much
weathering. In order to assess their structural safe conditions it is necessary to make use of
structural methodologies to evaluate their performance by conducting regular inspections.
Periodic inspections permit a correct evaluation of the nature and the extent of the anomalies, in
order to implement maintenance or rehabilitation and strengthening works, depending on the
real state of the structure.
These actions are essential to maintain the safety of the bridges, as well as an acceptable of
service and acceptable appearance during their lifetime.
The intention of this thesis is to describe suitable strategies for the inspections and detection of
defects, as well as the conservation, protection, repair and rehabilitation of bridges.
It is also the purpose of this work to describe the most common damages in road bridges and
any correlation that exists with the age, type, materials used, location, etc.. Further, bridge
rehabilitation and repair techniques of stone masonry and reinforced concrete will also be
discussed, with reference to some to real-world cases.