Autor(es):
Gonçalves, Fernanda Cristina da Silva
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10510
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância A presente dissertação de Mestrado enquadra-se na Sociologia da
Infância; procura enfatizar a ideia de criança como actor social, reflexivo e
crítico e construtora de sua própria cultura junto do grupo de pares e dos
adultos.
Foi intenção, dar voz a crianças muitas vezes estigmatizadas, olhá-las
de uma outra forma e saber como (re) constroem suas identidades no
quotidiano, tempos livres e lazer, num contexto próprio.
Depois de uma revisão bibliográfica assente primordialmente nas bases
teóricas da Sociologia da Infância realizou-se um estudo de caso etnográfico
recorrendo à observação participante e à realização de algumas entrevistas.
Constata-se que as crianças em estudo têm dificuldades em possuírem
figuras de vinculação dentro da instituição mas que apesar de serem crianças
com problemas de abandono, maus tratos, negligência, problemas
socioeconómicos, …etc., ainda é na maioria das situações a MÃE que surge
como principal figura de vinculação, sendo que o PAI, está quase sempre
ausente entre os casos que se estudou.
As relações entre pares são muitas vezes complicadas e conflituosas
assim como, com os adultos, havendo no entanto algumas excepções,
nomeadamente com alguns Técnicos.
Estas crianças procuram construir seus projectos de vida dentro da
Instituição, e é aí, que constroem suas identidades pessoais e sociais ao longo
do tempo, conseguem partilhar afectos e sentimentos e, quando não
regressam às suas famílias, por variadíssimas razões, encontram na
Instituição, a base para um futuro seguro e mais risonho. This Master dissertation is framed within the theoretical field of Sociology
of Childhood; it emphasizes the idea of the child as a social actor, reflexive and
critical and builder of his/her own culture near their group of pairs and adults.
It was our intention, to give voice to the children many times stigmatised,
and look at them through other lens and to know how they (re)built their
identities in the daily, free times and leisure, within their own context.
After the literature review, which was essentially based in the Sociology
of Childhood theory, it took place an ethnographic study case appealing to the
participant observation and realisation of some interviews.
As a result of the empirical study, we could see that those children have
many difficulties in having binding figures inside the Institution. Despite all the
neglected, abuse, negligence and social-economic problems that these children
went through. the majority of them still refer the MOTHER as a principal bind
figure, and the FATHER for the majority of children studied is not present.
The relationships between pairs are most of the times complicated and
quarrelsome like as well as with adults, despite this there are some exceptions
with specific elements within the institution.
Those children want to build and find their own life projects inside the
Institution and this is the context where they build their personal and social
identities along time, they share affections and feelings and if they do not return
to their families for many reasons they find within the Institution, the basis for a
safety and much smiling future.