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Stresse ocupacional em professores do ensino básico : um estudo sobre as difere...

Author(s): Correia, Tânia cv logo 1 ; Gomes, António Rui cv logo 2 ; Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta cv logo 3

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10502

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Stresse; “Burnout”; Comprometimento; Professores


Description
Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.
Document Type Article
Language Portuguese
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