Autor(es):
Vieira, Isabel Cristina Pereira
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10485
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Património; Turismo; Gestão Patrimonial; Procura Turística; Heritage; Tourism; Heritage Management; Tourism Demand
Descrição
Dissertação de mestrado em Património e Turismo O aumento constante da procura turística tem dado origem a que, cada vez mais, os
recursos patrimoniais sejam transformados em recursos turísticos. Assistimos, por isso,
hoje em dia e um pouco por todo o mundo, a um aumento da oferta do produto cultural e
patrimonial. Esta evolução justifica que os locais que possuem recursos patrimoniais
tenham de se preocupar com o modo como a gestão é realizada.
A tendência actual da gestão do património vai no sentido de uma colaboração, cada vez
mais estreita, entre as áreas do Património e o Turismo, com o objectivo de delinearem
estratégias conjuntas.
Através da investigação bibliográfica, tivemos oportunidade de verificar que existem
vários estudos sobre o património, em geral, mas são escassos os que se referem ao
património arquitectónico e sua relação com os visitantes, principalmente, no caso de
Portugal.
O estudo que aqui se apresenta, “O Património e o Turismo: Cidade de Lamego”,
pretendeu compreender a gestão do património e a sua relação com os visitantes. Com este
objectivo, elaborou-se um questionário que foi aplicado aos visitantes, num total de 234
indivíduos, durante os meses de Outubro e Novembro de 2005. Aplicou-se, também, um
questionário, já validado, aos gestores do seguinte património: Sé Catedral, Igreja de
Almacave, Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, Castelo, Museu, e Capela de São
Pedro Balsemão.
Através do cruzamento dos dados recolhidos nos dois questionários, foi possível inferir
que a relação existente entre quem gere o património e os seus visitantes é, ainda,
deficiente ou muito deficiente. A maior falha apontada pelos visitantes, tendo em conta os
problemas ligados à gestão, prende-se com a falta de interpretação dos monumentos.
Os resultados deste estudo, bem como as propostas e sugestões elaboradas, poderão ser
úteis para as instituições responsáveis pela preservação e valorização do património, na
medida em que chamam a atenção dos seus gestores para os problemas que existem,
apontando caminhos, que poderão eventualmente contribuir para a resolução de alguns
desses problemas. The constant increase in demand in tourism has meant that heritage resources are
increasingly becoming tourism resources. For this reason we are witnessing today and
around the world, an increase in the supply of the cultural and heritage products. This
evolution justifies the fact that locations which possess heritage resources must worry
about how they are managed.
The current trend in managing heritage is towards a closer collaboration between heritage
and tourism so as to follow a unified strategy.
Through bibliographic research, we were able to determine that there are various studies on
heritage in general. However there were very few which refer to architectural heritage and
its relationship to visitors, especially in the case of Portugal.
This study, “O Património e o Turismo: Cidade de Lamego” [Heritage and Tourism :
City of Lamego”], aims to understand the management of heritage and its relation with
visitors. To this end a questionnaire was created and answered by 234 visitors during the
months of October and November, 2005. Another previously validated questionnaire was
also answered by managers of the following heritage sites: Sé Catedral, Igreja de
Almacave, Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, Castelo, Museu, e Capela de São
Pedro Balsemão [the Cathedral, the Almacave Church, the Our Lady of the Remedies
Sanctuary, the Castle, the Museum and the São Pedro Balsemão Chapel].
By crossing the data collected in both questionnaires, it was possible to infer that the
relationship between those who manage heritage sites and their visitors is still either poor
or very poor. The greatest failure visitors pointed out, considering problems connected to
management, was the lack of information about the monuments.
The results of this study, as well as the proposals and suggestions set forth, may be useful
for institutions which are responsible for the preservation and valorization of heritage
insofar as they raise managers’ awareness of existing problems, indicating paths which
may contribute towards resolving some of those problems.