Autor(es):
Mano, Vinicius
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10389
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) A investigação realizada analisou o processo criativo na publicidade interativa. Desta forma,
procuramos compreender o processo criativo através de seus modos específicos de trabalho voltado a
sua forte presença na publicidade e na publicidade interativa. Esta última que se consolida como fruto
de uma maior utilização das tecnologias pelas pessoas, mais especificamente a Internet. Assim sendo,
acaba por refletir também no crescimento dos investimentos das grandes empresas que migram suas
verbas para esta nova forma de publicidade: a interativa.
Abre-se então um debate comparativo entre se fazer publicidade tradicional e se fazer
publicidade interativa. Em contrapartida ao modelo tradicional, a publicidade interativa surge e tem
como principal diferencial dar maior permissão aos consumidores/utilizadores para tornarem-se parte
da mensagem publicitária. Assim, esta acaba por modificar o seu modelo focado na “comunicação da
marca” para a “interação com a marca”.
Levando em conta estas perspectivas atuais o projeto proposto, em síntese, investigará a
criatividade e os processos criativos na publicidade interativa frente a estas novas possibilidades que
englobam: o uso de novas tecnologias, uso dos meios digitais e a possibilidade de maiores níveis de
interação. Com isso pretende-se compreender melhor a relação do processo criativo com a publicidade
interativa buscando também a resposta dos próprios profissionais criativos, no sentido de entender “o
que fazem” e “como fazem” no exercício deste novo desafio que é a interação. The present investigation analyzed the creative process in the interactive advertising. In such a
way, we look for to understand the creative process through its specific ways of work directed to the
strong presence in the advertising and the interactive advertising. This last one that it is consolidated as
fruit of a bigger use of the technologies for the people, more specifically the Internet. Thus being, it
finishes for also reflecting in the growth of the investments of the large companies who destined mounts
of money for this new form of advertising: the interactive one.
Opens up then a comparative debated between making traditional advertising and making
interactive advertising. On the other hand to the traditional model, the interactive advertising appears
and has how main differential to give more permission to the consumers/users to become part of the
advertising message. So, this finishes for modifying its model focused in the “communication of the
brand” for the “interaction with the brand”.
Taking in account these current perspectives the considered project, in synthesis, will
investigate the creativity and creative processes in the interactive advertising front to these new
possibilities that cover: the use of new technologies, use of the digital ways and the possibility of bigger
levels of interaction. With this it is intended to understand better the relation of the creative process with
the interactive advertising also searching the response of the own creative professionals, in the direction
to understand “what they make” and “how they make” in the exercise of this new challenge that is the
interaction.