Author(s):
Gomes, Alexandra Isabel Cruchicho Barreiros
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10162
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Design; Globalização; Competitividade; Inovação; especializações em design; Competência; Perfil; Formação do designer; Globalization,; Competitiveness; Innovation; Design specialisms; Skill; Profile; Training designers
Description
Tese de doutoramento em Engenharia Têxtil (ramo Gestão e Design) O presente estudo fundamenta-se na necessidade, que se entende urgente, para
encontrar respostas para diversas questões que vêm surgindo, ao longo dos últimos tempos, e
estão relacionadas com a procura de definição das competências necessárias para a formação
dos perfis de profissionais em design – os designers. Estes são chamados a responder aos
actuais desafios que o mercado lhes apresenta e, conforme se prevê, confrontam-se com
exigências profissionais progressivamente mais elevadas.
Pretende-se, com o presente trabalho de investigação, compreender e analisar em que
medida é que as competências necessárias e determinantes para o desempenho dos designers
estão a ser adquiridas ou desenvolvidas, quer ao longo da formação académica, quer ao longo
da experiência ou prática profissional. Para além disso, o estudo debruçou-se sobre a percepção
que os designers e os docentes do ensino superior em design possuem sobre a evolução das
competências requeridas no horizonte de 2015.
Cada vez mais se verifica a importância de prever as tendências de evolução das
necessidades de qualificação profissional por parte das empresas para que, a partir dessa
percepção, possam ser retiradas indicações que irão auxiliar e influenciar todo o trabalho de
construção e/ou reformulação das estruturas curriculares dos cursos de design.
O trabalho de investigação foi iniciado com a identificação das competências em design,
enunciadas e descritas quer por autores e investigadores, quer por diversas instituições,
associações e centros de design nacionais e internacionais. O perfil do profissional em design,
nas diversas áreas de especialização, definido a partir do levantamento realizado, deu origem a
dois questionários, um dirigido aos designers a exercer profissão e outro aos docentes do ensino
superior em design. A informação recolhida, a partir dos questionários, foi analisada e,
posteriormente, retiradas as conclusões.
A principal conclusão do trabalho foi que se verifica a tendência para que, no já próximo
horizonte de 2015, os designers se confrontem com o aumento significativo das exigências sobre
as competências detidas. Assim, foi desenvolvido um modelo de construção de planos de cursos
superiores em design que poderá ser utilizado como apoio à formulação de novos cursos ou
reestruturação de cursos existentes. This study is based on the need, which is regarded as urgent, to find answers to a
number of questions that have arisen in the past few years in relation to finding a definition for
the skills required to cultivate the profile of design professionals – the designers. They are called
upon to meet the latest challenges thrown up by the market and, as may be expected, they are
being confronted by ever greater professional demands.
The research set out to understand and examine to what extent the expertise that is
necessary and crucial to the performance of designers is acquired or developed (i) during
academic training, and/or (ii) over the course of a person’s working life, through experience. The
study also looked at how designers and lecturers in design perceive the development of the skills
needed for a 2015 time horizon.
It is becoming increasingly important to anticipate trends in the development of
vocational qualifications required by companies since they provide insights that will help and
influence the building and/or reorganization of design course curricula.
The research began by identifying the skills required for design as reported and
described by authors and researchers and by institutions, associations and design centres, both
in Portugal and abroad. The profile of professionals in the various areas of design was
established by means of a survey which consisted of two questionnaires. One was given to
working designers and the other to lecturers in design. The information gathered by the
questionnaires was analyzed and conclusions drawn.
The main conclusion was the confirmation of a trend that designers looking at a 2015
time horizon are faced by a significant increase in demands in relation to the expertise they will
need. A model for constructing higher education courses in design was thus developed that could
be used to support both the planning of new courses and the reorganization of existing ones.
Document Type
Doctoral Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Guedes, Maria da Graça; Ferrão, Hugo Martins Gonçalves