Detalhes do Documento

O modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolar...

Autor(es): Cruz, Sónia cv logo 1 ; Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10000

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Modelo ITIC; Web 2.0; Construtivismo; Teoria do envolvimento; Modelo ARCS


Descrição
A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se de que modo as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem ser aplicadas em sala de aula em qualquer disciplina do currículo. Finalmente são apresentados dois exemplos que evidenciam como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia