Author(s):
Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/665
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Ensino básico; 1º Ciclo; Gestão de estabelecimentos de ensino; Organização escolar; Autonomia; Estudos de casos; School’s autonomy; Decentralization; (re) centralization
Description
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta As escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico foram, durante quase um
quarto de século, regidas pelo mesmo modelo de gestão. Mantiveram-se,
por isso, à margem das mudanças verificadas nas escolas preparatórias e
secundárias e das experiências gestionárias ensaiadas no início da década
de 90.
É neste contexto que deve ser compreendida a implementação do
Decreto-Lei nº 115-A/98, que não altera apenas a regulação das escolas do
1º Ciclo, mas também as constitui em agrupamento com outras instituições.
Perante isto, pretendemos, com esta investigação, saber quais foram
as mudanças realizadas com a implementação deste decreto e analisar a
participação dos professores neste processo.
O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em duas escolas do 1º
Ciclo que fazem parte de um agrupamento de escolas, do concelho de
Cascais. Este trabalho, que envolveu a realização de entrevistas,
observações e análise documental, teve como objectivo principal conhecer
a perspectiva dos professores do 1º ciclo em relação ao impacto do actual
modelo de gestão, nas estruturas organizacionais, nas culturas profissionais
e nas práticas pedagógicas.
A análise efectuada permite-nos constatar a existência de um
sentimento muito forte de perda de autonomia, pedagógica e
organizacional, associada à implementação deste modelo.
Os resultados sugerem que, apesar do Decreto-Lei nº115-A/98
defender a descentralização, a participação da comunidade educativa e a
devolução das competências às escolas nos domínios, organizacional e
estratégico, tal não se verifica no agrupamento em estudo.
Não existe uma participação activa da comunidade nem foram
devolvidas competências às escolas. O caminho da autonomia tão esperado
nas escolas não passou, como outros autores têm defendido, por uma (re)
centralização dos poderes na tutela Les écoles du 1er Cicle de L`Ensine Basiqe avaient, pendant un quart
de siècle, à la marge des modifications vérifieés dans les écoles
préparatoires et secondaires et des expériences de gestion essayés dans le
commencement de la décade de 90.
C`est dans ce contexte que l`implementation du Décret-Loi nº 115-
A/98, que n`altere seulement la régulamentetion des écoles du 1er Cicle,
mais aussi les constitue en groupement avec autres instituitions.
Devant ça, nous prétendons, avec cette investigation, savoir quelles
sont les changements réaliseés avec l`implèmentation de ce décret et
analyser la participation des professeurs dans ce procès.
L`étude, de nature qualiticatif, a lieu dans deux écoles du 1er Cicle
que faisaient partie d`un groupement d`écoles de l`arrondissement de
Cascais. Ce travail, qu`envolppe la réalisation d`entrevues, observations et
analyse documentaire, a comme objectif principal connaitre la perspective
des professeurs du 1er Cicle en relation à l`impact de l`actuel modèle de
gestion dans les structures organisationnels, dans les cultures
professionnels et dans les pratiques pédagogiques.
L`analyse effectueé nous permettre constater l`existence d`un
sentimentalisme trés fort de perte d`autonomie, pédagogique et
organisationnelle, associée à l`implèmentation de ce modèle.
Les résultats suggérent que, malgré de Décret-Loi nº115-A/ 98
défendre la décentralisation, la participation de la communauté éducative
et la dévolution des compétences aux écoles dans les dominations,
organiationnelle et stratègique, ne se vérifie pas dans le groupement en
étude.
N`existe pas la participation active de la communauté ni les
compètences avaient dévolues aux écoles. Le chemin de l`autonomie autant
espérer dans les écoles ne passait pas, comme autres auteurs avaient
défendre, par une (re) centralisation des pouvoires dans la tutelle Schools of the 1st Basic Scholl Teaching, were during almost one
fourth o century ruled by the same model of management. So, they had
supported, in the border of the changes verifieds in he preparatory and
secondary schools and the experiences of gestion essayed at the beginning
of the decade of 90.
It’s in this context, that should be implemented the Decree-Law
nº115-A/98 that didn’t change only the 1st Cicle Schools Teaching
regulation, but also constitutes in group with other institutions.
In the presence of this, we pretend with this investigation, to know
which were the changes with the implementation of this decree and analyse
the teacher’s participation in this process.
The study, of qualitative nature, was realised in two schools of
the 1st Basic School Teaching that made part of a schools group, of the
Cascais council. This work, that envolves the realization of interviews,
observations and documental analysis, had has main objective to know 1st
Cicle teacher’s perspective in relation to the actual model gestion impact,
in the organizing structures, in the professional cultures and in the
pedagogic practices.
The effectuated analyses allow us to report a strong feeling of
autonomy loose, pedagogical and organizational, associated to the
established model.
The results suggests that, besides the Decree-Law nº115-A/98 defend
the decentralization, the participation of the educative community and the
restitution of schools competences in the domination, organizational and
strategical, that we can’t verify in the group in the study.
Didn’t exists an active participation of the community neither were
returned the school competences. The so waited autonomy way of schools
didn’t passed, as others authors had defended, for an (re) centralization of
tutelage powers