Author(s):
Rocha, Catarina Eufémia Ferreira da
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/615
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Educação intercultural; Papel da escola; Multiculturalidade; Minorias étnicas; Integração escolar; Atitude; Formação de professores
Description
Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta Resumo - Vivemos numa época caracterizada pela globalização e pelas migrações
internacionais em que as sociedades se caracterizam como multiculturais. Com
esta mobilização de diferentes grupos étnico-culturais há relações que se
estabelecem entre os autóctones e os migrantes que são factor de
enriquecimento mútuo, mas que também podem originar sentimentos de
intolerância, discriminação, preconceito, racismo, xenofobia e nacionalismo que
fomentam a exclusão social destes indivíduos.
Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na
promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela
diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social. Pretendemos
sensibilizar para a promoção da educação inter/multicultural na escola, em que
defendemos que o professor necessita de reconhecer e valorizar todas as
culturas em presença e dinamizar actividades no âmbito da educação para a
cidadania.
O trabalho de investigação empírica desenvolvido no presente estudo tem por
objectivo verificar se existem diferentes tipos de professor: treinador e instrutor,
bem como descrever e analisar se as atitudes destes docentes se diferenciam
face à diversidade e à tolerância, tentando averiguar a influência da formação em
educação intercultural nestas atitudes.
Tendo em conta que a formação de professores é um meio para sensibilizar
os docentes para a dinamização de práticas interculturais, propomos uma acção
de formação contínua neste âmbito. Consideramos importante a troca de
experiências, pelo que descrevemos algumas actividades de intervenção
educativa realizadas com uma turma de terceiro ano de escolaridade no âmbito
do projecto “Respeitar a diversidade na era da interculturalidade” Résumé - Nous vivons à une époque caractérisée par la globalisation et par les
migrations internacionales où les sociétés se designent multiculturelles. Avec cette
molbilisation de différents groupes étnico-culturels des relations s’établissent entre
les autoctones et les migrants qui sont facteur d‘enrichissement mutuel, mais qui
peuvent aussi originer des sentiments d‘intolérance, discrimination, préconçu,
racisme, xénophobie et nacionalisme qui fomentent l’exclusion sociale des ces
individus.
Ce travail d’ investigation prétend mettre en évidence le rôle de l’école dans la
promotion des valeurs de tolérance, solidarité, coopération et respect pour la
différence, en contribuant à l’éxistence de justice sociale. Nous prétendons
sensibilizer à la promotion de l’éducation inter/multiculturelle à l’école, où nous
défendons que le professeur à besoin de reconnaître et valoriser toutes les
cultures présentes et dinamiser des activités en vue de l’éducation de la
citoyenneté.
Le travail d’investigation empirique développé dans cette étude à comme
objectif vérifier s’il existe des différents types de professeurs: entraîneur ou
instructeur, ainsi que décrire et analiser si les attitudes de ces enseignants se
différencient face à la diversité et la tolérance, en essayant de découvrir l’influence
de la formation en éducation interculturelle dans ces attitudes.
En tenant en compte que la formation des professeurs est un moyen de
sensibiliser les enseignants à la dinamisation des pratiques interculturelles, nous
proposons une action de formation continue dans cette sphère. Nous considérons
important l’échange d’expérience, ainsi nous décrivons quelques activités
d’intervention éducative réalisées dans une classe de troisième année de scolarité
à l’abri du project "Respecter la diversité dans l’ère de l’interculturalité" Abstract - We live in a time characterized for globalization and international migrations in
wich societies are designed as multicultural. With this mobilization of different
ethnic-cultural groups there are relationships settle down bethin the autochthonous
and migrants that are factor of mutual enrichment, but it also can originate
intolerance feelings, discrimination, prejudice, racism, xenophobia and nationalism
that foment social exclusion of these individuals.
This investigation work seeks to stand out the school part in the promotion of
values of tolerance, solidarity, cooperation and respect for the difference, trying to
contribute for the existence of social justice. We wish to sensitize to the promotion
of the inter/multicultural education in school, in wich we defend that the teatcher
needs to reconize and value all cultures in presence and conduct activities in the
bounds of education for citizenship.
The work of empiric investigation developed in the present study has for aim to
verify if there are different teatcher types: trainer and instructor, as well as
describe and analyze if the attitudes of these teatchers differs in view of diversity
and tolerance, trying to discover the influence of the formation in intercultural
education in these attitudes.
Having in account that the teachers’ formation is a middle to sensitize teacher
to conduct intercultural practises, we propose an teacher-training programme in
this extent. We consider important the change of experiences, and for that we
describe some activities of educational intervention accomplished with a group of
a third grade in the bounds of the project “Respect the diversity in the era of
intercultural”