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O saber ocupa lugar : Frei Luis de Sousa no ensino de português

Autor(es): Teodoro, Ana cv logo 1 ; Luís, Leontina cv logo 2

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/412

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Literatura portuguesa; Almeida Garrett; Língua portuguesa; Ensino de línguas; Ensino secundário


Descrição
A introdução de um texto literário nos currículos escolares pressupõe o reconhecimento do seu estatuto ímpar e das possibilidades formativas a ele associadas. O presente estudo propõe-se analisar a presença de Frei Luís de Sousa nos programas de Português do ensino secundário (1888-2005) e reflectir sobre o contexto e os objectivos subjacentes à sua leccionação. O estudo contempla também o ensino de Português no estrangeiro, ao nível dos leitorados, mediante a análise dos programas disponíveis no Instituto Camões (1999-2003). Frei Luís de Sousa, o mais importante texto dramático de Almeida Garrett e obra de vulto da Literatura Portuguesa, viu reconhecido o seu carácter de excepção e tem vindo a integrar de forma continuada os programas de Português do ensino secundário e de forma pontual os programas de ensino da língua no estrangeiro. Não se lêem os clássicos por dever ou por respeito mas só por amor. Salvo na escola: a escola deve dar-nos a conhecer bem ou mal um certo número de clássicos entre os quais poderemos depois reconhecer os “nossos” clássicos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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