Author(s):
Gouveia, Sónia Maria Sá de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3427
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Educação artística; Ensino inclusivo; Ensino básico; 1º Ciclo; Dança; Educação especial; Necessidades educativas especiais; Desenvolvimento da criança; Art; Education; Dance; Inclusion
Description
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta A fusão da arte com a educação inclusiva constitui um dos desafios proeminentes com impacto nestas duas áreas. A dança, enquanto instrumento didático/pedagógico e através do processo de ensino-aprendizagem, pode ser utilizada na valorização das potencialidades dos alunos, como tal, entendemos fundamental
incluir e utilizar a modalidade artística da dança no contexto educativo.
O estudo incide sobre um grupo de 8 alunos (dos 8 aos 12 anos) com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma Escola Básica de 1º ciclo na Região Autónoma da Madeira (RAM), com os quais trabalhamos na modalidade de dança do
complemento curricular, incluída na disciplina de expressão musical e dramática.
Pretendemos responder à seguinte questão de partida: Em que medida a modalidade artística de dança promovida junto de crianças de Ensino Básico de 1º ciclo com NEE, na RAM, pode ajudar a desenvolver competências na esfera motora e social?
Para tal, delineámos os seguintes objetivos: Verificar a perspetiva dos vários intervenientes
sobre o programa de dança trabalhado com estas crianças, como modalidade artística e como
meio de expressão e comunicação; Averiguar se, na perspetiva dos vários intervenientes, este
programa contribui para o desenvolvimento das crianças a nível motor e a nível social;
Analisar a perspetiva dos intervenientes sobre os impactos do programa em causa como
instrumento para permitir a inclusão das crianças com NEE.
O estudo desenvolveu-se numa espiral de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão, assente na metodologia de Investigação-Ação, através da metodologia qualitativa, utilizando diferentes técnicas (observação participante e
entrevista) e instrumentos de recolha de dados (grelha de observação, registo vídeo,
notas de campo e guiões de entrevista). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir
sobre o impacto da modalidade a nível motor (aquisição de várias competências, mais
mobilidade física e mudanças corporais); a nível social (aproximação dos alunos, respeito pelas diferenças, mudanças de atitudes e cumprimento de regras); bem como a nível de integração (a dança junta todos, facilita o convívio, há uma partilha de vivências e valorização pessoal). The fusion of art with inclusive education for all is one of the most prominente challenges with impact in these both areas. The dance, while didactic / pedagogic instrument and through the teaching-learning process, can be used in the appreciation of the potential of the students. As such, we believe that is essential to include and use the artistic form of dance in the educational context.
The study focuses on a group of 8 students (from 8 to 12 years) with Special Educational Needs (SEN) of a Primary School in the Autonomous Region of Madeira (RAM), with whom we worked the dance modality in the Curricular Complement
included in the discipline of Musical and Dramatic Expression.
We intend to answer the starter question: In what extent dance, as an artistic modality promoted to children of Primary Education with SEN, in RAM, can help develop their own motor and social skills?
To this end, we outlined the following objectives: To assess the various
stakeholders perspective about the dancing program developed with these children, as
an artistic modality and as a form of expression and communication; Ascertain if, from
the perspective of the various stakeholders, this program contributes to the children
development relative to motor and social level; Analyze the stakeholders perspective on
the impacts of this program as a tool to promote the inclusion of children with SEN.
This study was developed in a spiral of planning cycles, action, observation and reflection, based on the Research-Action methodology, through a qualitative approach, using different techniques (participant observation and interview) and instruments for data collection (observation grids, video recording, field notes and interview guides).
The results allowed us to conclude about the impact of the modality on the motor level
(acquisition of various skills, more physical mobility and body changes); on the social
level (greater empathy among students, respect for differences, changes in attitudes and
respect for rules); as well as on the integration level (the dance joins all together,
facilitates interaction, there’s a sharing of experiences and personal appreciation).