Author(s):
Silva, Sofia Isabel da Luz Machado da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3212
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Arte; Educação; Holismo; Método educativo; Meio ambiente; Investigação; Jardins de infância; Estudos de casos; Holistic education; Education through art; Pedagogy of the earth; Action-research
Description
Dissertações de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta Esta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de
infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra.
Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da
Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela
floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam.
Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha
prática formulei a seguinte questão de partida:
De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação?
Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta
convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da
educação.
A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através
do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica,
integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de
dados, construí uma narrativa pedagógica.
Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades
compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes
Anos.
Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que
caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação
teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no
exercício reflectivo e activo que é educar. This dissertation focuses on a study of my professional practice as a kindergarten
teacher, as a revealer of the specificities in the encounter between holistic education, art and the earth.
This pedagogical practice was constructed and was operated under the framework of
Casa Verdes Anos, a school situated in Monsanto, Lisbon. The facility is surrounded by a forest, an environment that builds and nurtures the educational grounds which sustain it.
As a main objective of understanding, reflecting, sharing and improving my practice I have formulated the following question:
In which way may I construct my pedagogical practice, combining education through art and nature in a complete and holistic educational experience?
A theoretical wall was built, which was used for seeking the combination between three
concepts: education through art, education for nature and holistic education.
This convergence and trans-disciplinary complementarity emerge out of a wide and
global vision of the human being, as well as an ecological and sustainable educational
perspective.
This investigative journey which I partook departs from an action-research, which was
developed using the qualitative method. Out of a reflective action on pedagogical
practice, integrating the usage of instruments that enabled the collection of data and its further analysis, I have constructed a pedagogical narrative.
This process took place during one academic year, with a group of 14 children between
the ages of 3 to 5 years, at the Casa Verdes Anos’ nursery schoolroom.
After the course of this study it became possible to identify a number of features which characterize my practice together with a necessary combination of the theoretical
framework which was presented. It was also possible to indicate a position, as well as to deepen it within the active and reflective practice of education.