Detalhes do Documento

Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de ...

Autor(es): Locatelli, Ederson Luiz cv logo 1 ; Schlemmer, Eliane cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3201

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Pedagogia; Design estratégico; Ensino a distância; Projectos de educação; Estudos de casos; Brasil; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Descrição
Devido ao crescimento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância, os projetos de EaD têm nos trazido uma série de questões a serem refletidas. Estas questões, que estão diretamente ligadas à concepção e gestão, tem ligação direta com o perfil de egresso que se pretende formar. No contexto brasileiro, a cada ano, mais de uma centena de cursos é ofertada, o que acaba por envolver um número cada vez maior de profissionais e alunos. A forma como está sendo concebida e gerida merece uma atenção especial pois tem resultado em algumas consequências: evasão; desafios organizacionais de uma instituição presencial que passa a oferecer EaD; custo da produção de cursos; inconsistência de cursos ofertados na modalidade de EaD; mercado de trabalho ainda não reconhece em grande parte, os cursos de graduação na modalidade EaD da mesma forma que os cursos presenciais; formatação inadequada dos projetos, etc. Buscando problematizar e apresentar outras alternativas para a elaboração dos projetos de Educação a Distância, este projeto de pesquisa apoiar-se-á no Design Estratégico para qualificar estes processos. Com a evolução do Design Industrial que era pensar produto, o Design Estratégico é uma disciplina recente dentro da grande área do Design, deixando de pensar somente em produto e passa a pensar de maneira mais complexa, na estratégia. Para Zurlo (2010), Design estratégico é, como a complexidade, uma palavra problema. Um sistema aberto que inclui diversos pontos de vista, modelos interpretativos articulados e várias disciplinas. Dizer que a educação passa a ser pensada a partir da complexidade, pode-se afirmar que mais elementos são levados em consideração ao se projetar. Que não somente os materiais, mas os sujeitos, docentes, tecnologias, mediação... passam a ser considerados na projetação tendo como foco os cenários possíveis. Essa pesquisa será de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa aprimorar o trabalho no design de educação online, e apresentará uma abordagem qualitativa e quantitativa. Além disso, configura-se ainda como uma pesquisa exploratória, sendo que o problema de pesquisa será aperfeiçoado ao longo de todo o trabalho. Também, pode-se atribuir a esta pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois serão utilizados materiais já publicados, os projetos das instituições e entrevistas com os profissionais envolvimentos. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância e desenvolve-se com o seguinte problema de investigação: que relações são possíveis estabelecer entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online, tendo como foco os cursos de Pedagogia a Distância? Diante do problema exposto, o objetivo geral é mapear o cenário, elencar e analisar os principais projetos de Licenciatura em Pedagogia a Distância no Brasil. São objetivos específicos: •Quais são os pressupostos para a elaboração de projeto de EaD? •Como são desenhados os projetos de curso de Pedagogia online? •Quais diretrizes orientam? •Quais as contribuições do Design Estratégico para pensar a criação de projeto na Educação online?
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia