Detalhes do Documento

Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância

Autor(es): Meirelles Junior, Julio Candido de cv logo 1 ; Pereira, Adriana da Silva Maria cv logo 2 ; Santos, Carlos Eduardo dos cv logo 3 ; Vilela, Juliana de Alcântara Oliveira cv logo 4 ; Carvalho, Priscila Oliveira de Souza cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3179

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Avaliação; Instituição; Ensino a distância; Assessment; Institution; Learning distance; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Descrição
Este trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos cursos de graduação da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Itajubá, a fim de verificar como estas são utilizadas na plataforma virtual de aprendizagem, para a promoção de uma aprendizagem significativa, colaborativa e participativa. O processo de avaliação está em todas as esferas do ser humano, pois é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve e analisa os dados obtidos a partir de um questionário avaliando os aspectos institucionais, administrativos e a avaliação dos alunos no seu processo de aprendizagem, relacionado à utilização da plataforma. Por meio do desenvolvimento do estudo, foi possível observar que de maneira geral os resultados da pesquisa foram positivos, registrando que os alunos estão satisfeitos com os processos avaliativos das instituições. This paper aims to analyze the institutional assessments courses from Foundation Center for Science and Higher Education of the distance of the Rio de Janeiro State, graduate and Universidade Federal Fluminense, Federal University of Itajubá, order to check how they are used in virtual learning platform, to promote meaningful learning, collaborative and participatory. The evaluation process is in all spheres of human being, it is a method to acquire and process evidence needed to improve teaching and learning. The study describes and analyzes the data obtained from a questionnaire evaluating the institutional, administrative and assessment of students in their learning process, related to the use of the platform. Through the development of the study, it was observed that in general the results of the research were positive, noting that students are satisfied with the evaluation processes of the institutions.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia