Document details

Facebook : diálogos na rede social estimulando a participação de alunos nas olí...

Author(s): Silva, Alessandra Lisboa da cv logo 1 ; Barbosa, Marcos Paulo cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3072

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Facebook; Olimpíadas científicas; Colaboração; Dialogicidade; Scientific olympics; Collaboration; Dialogicity; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Description
As redes sociais fazem parte da vida dos nossos alunos na atualidade. Estudos relatam experiências positivas das redes sociais como o Facebook utilizadas nos contextos educacionais, que passaram a ter outros significados vinculados à aprendizagem. O perfil colaborativo das redes sociais interativas como o Facebook potencializa a interação e dialogicidade entre professores e alunos, promovendo linguagem próxima da conversação e transformando o contexto escolar com jovens trabalhando em grupo desenvolvendo espírito colaborativo. O trabalho de investigação relata uma experiência de um grupo fechado do Facebook intitulado Projeto Matemática Todo Dia e Olimpíadas CEM09 que objetiva estimular a participação dos alunos em eventos científicos, gerar um canal de comunicação aberto, acesso mais rápido as informações e compartilhamentos de materiais voltados a preparação dos estudantes de uma escola pública de Brasília, participantes de olimpíadas científicas nacionais. Para as análises dos dados da pesquisa qualitativa e interpretativa foram utilizados registros do grupo do Facebook e das respostas do questionário Google docs. Os dados analisados apontaram que o Facebook contribuiu para o acesso às informações olímpicas, estimulou a participação dos alunos em eventos científicos, impulsionou a construção compartilhada, crítica de informação e conhecimento. Para aprimorar as análises, utilizamos as nuvens de palavras geradas a partir do site Wordle. Social networks are part of the lives of our students today. Studies have reported positive experiences of social networks like Facebook, used in educational contexts, which have been given other meanings linked to learning. The profile collaborative interactive social networks like Facebook and dialogicity enhances the interaction between teachers and students, promoting language close to conversational and transforming the school context with young working group developing collaborative spirit. The research work describes an experience of a closed group on Facebook titled Project Every Day Math Olympics and CEM09 that aims to stimulate student participation in scientific events, generating an open channel of communication, faster access to information and materials geared to shares preparation of students of a public school in Brasilia, participants from national scientific Olympiads. For the analysis of the survey data were used qualitative and interpretative Facebook group records and survey responses Google docs. The analyzed data showed that contributed to the Facebook information access Olympic stimulated student participation in scientific events boosted the shared construction, critical information and knowledge. To improve the analysis, we use the word clouds generated from the Wordle.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU