Author(s):
Araújo, Célia Maria
; Dantas, Eugênia Maria
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3049
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Tecnologia; Media e educação; Technology; Media and education; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Description
Diferentes dispositivos midiáticos já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem.
Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos
pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o
potencial de cada um. Partindo dessa compreensão esse trabalho apresenta algumas reflexões sobre as proposições dos alunos/professores participantes do Curso de Especialização em Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada em Mídias
na Educação do Ministério da Educação – Brasil. Tem como objetivo contribuir na formação continuada de professores da Educação Básica, permitindo-os produzir e estimular a produção nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.
Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa é o estímulo à produção de professores em suportes midiáticos distintos. A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. As proposições de intervenção nas escolas revelaram o contexto de precariedade de recursos humanos capacitados no ambiente
escolar, por outro lado, mostrou a capacidade de transformação e de um novo olhar a partir de novas práticas educacionais com o uso dessas mídias. Different media devices are already part of the reality of a significant number of
schools. This presence, however, is not sufficient to ensure that these devices
effectively articulate the process of teaching / learning. For this to occur, it is necessary not only that they are perceived as effective teaching resources, but properly used in the classroom, respecting the potential of each. On that understanding this paper presents some reflections on the propositions of students / teachers participating in the
Specialization Course in Media in Education offered by the Federal University of Rio
Grande do Norte. The course is part of t
he Continuing Education Program in Media in
Education of the Ministry of Education -
Brazil. Aims to contribute to the continuing
education of teachers of basic education, enabling them to produce and stimulate
production in different media in order to art
iculate a conception pedagogical and
interactional learning. Besides the integration of various media in the process of teaching and learning, a major feature of the program is to stimulate the production of
teachers in different host media. The instructional design that supports the Media in Education Program presuppose precisely the authorship as an essential characteristic
of a significant and autonomous learning. Propositions intervention in schools revealed
the precarious context of trained human resou
rces in the school environment, on the
other hand, showed the ability to change and a new look from new educational practices with the use of these media.