Document details

Ensinar a distância na Universidade de Coimbra: o desenho instrutivo do curso e...

Author(s): Fonte, Magda cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3033

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Ensino a distância; Desenho instrutivo; Conectivismo; Estratégias pedagógicas; Avaliação da satisfação; Distance learning; Instructional design; Connectivism; Pedagogical strategies; Satisfaction evaluation; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Description
O presente artigo aborda o desenho instrutivo do curso Escrita Académica em Português, enfatizando as estratégias pedagógicas adotadas. Após um breve enquadramento teórico sobre o Conectivismo no contexto do ensino a distância, segue-se uma caracterização sumária do curso. Posteriormente apresenta-se uma análise das estratégias pedagógicas, sistematizada em duas dimensões: a promoção da adaptação dos formandos à modalidade de ensino a distância e o estímulo à construção do conhecimento por parte da comunidade de aprendizagem. O sucesso destas estratégias parece confirmar-se pelos resultados da avaliação da satisfação dos formandos do curso, sendo, desta forma, corroborada uma ligação entre a metodologia utilizada e o grau de satisfação obtido. This paper focuses on the Academic Writing in Portuguese course’s instructional design, emphasizing the pedagogical strategies adopted. It presents the theoretical framework of Connectivism in distance learning, followed by a brief characterization of the course. Subsequently, it analyses its pedagogical strategies, according to two dimensions: (i) adaptation of instructional design to the distance learning mode and (ii) building up of knowledge within the learning community. The success of the strategies seems to be confirmed by the evaluation of the trainees satisfaction evaluation of the trainees satisfaction, whose results are also presented. In conclusion, the paper establishes a link between the course methodologies and this satisfaction degree.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU