Author(s):
Ferreira, Mónica Sofia de Jesus
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2740
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Museologia; Museus; Serviços educativos; Projectos; Criação artística; Monchique; Museums; Education; Cultural integration and artistic expressions
Description
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta Ao longo da história, as instituições museológicas foram concebidas como
espaços de conhecimento, de cultura e de educação. Das diversas funções que estes
espaços desempenham, a função educativa tem vindo a assumir uma maior valorização
e reconhecimento nas últimas décadas. Os espaços museológicos apresentam um
estatuto de um serviço público e a função educativa está associada ao seu próprio
conceito e à missão. Os serviços educativos atuam como mediadores entre os públicos e
o próprio espaço, oferecendo programas no âmbito da educação não-formal, cumprindo
assim objetivos inerentes à função social, cultural e educativa, disponibilizando meios e
ferramentas como exposições interativas, atividades de cariz artístico, pedagógicasdidáticas
e visitas de estudos. Estes espaços são essenciais nas sociedades e assumem-se
como meios facilitadores no processo de perceção e transmissão das heranças culturais.
O presente trabalho baseia-se num estudo exploratório para a apresentação de um
projeto pedagógico-didático para o futuro espaço museológico em Monchique. O
projeto é constituído por três atividades direcionadas às crianças e jovens do concelho.
As três atividades revestem um cariz lúdico e expressivo, pois este tipo de atividade
favorece experiências de aprendizagem enriquecedoras porque desenvolvem as crianças
no seu todo, permitindo novas compreensões sobre o mundo, sobre os outros e sobre si
mesmas. Para fundamentar este projeto desenvolvemos um trabalho empírico onde
foram entrevistados alguns atores-chave de diferentes áreas, mas todos intrinsecamente
ligados à educação, no objetivo de aproximar a nossa proposta às necessidades desta
comunidade particular. Do ponto de vista teórico, aprofundamos conceitos em torno da
museologia, dos novos paradigmas educacionais e também das expressões artísticas. O
percurso desenvolvido proporcionou adquirir um conjunto de dados fundamentais que
nos permitiram desenvolver uma proposta pedagógico-didática que poderá vir a ser
desenvolvida no futuro. Quer a componente teórica, quer o trabalho de análise das
entrevistas a atores relevantes neste contexto, foram fundamentais para a reflexão em
torno do papel dos espaços museológicos a nível da promoção e da inserção cultural, em
particular de crianças e jovens do concelho de Monchique. Throughout history, the museum institutions were designed as places of knowledge, culture and education. From these various, education is the one that has assumed a greater appreciation and recognition in recent decades. Museums have a
status of a public service and in this sense, education is associated with its concept and mission. Educational services act as mediators between the public and the space itself, offering programs within the less-formal education, thus fulfilling goals inherent in society, culture and education, providing resources and tools such as interactive exhibits, oriented artistic activities, pedagogical-teaching and excursions. These spaces are essential in societies and they aid in the perception and transmission of cultural heritages. This essay is based on an exploratory study to present a pedagogical-didactic
project for the future museum of Monchique. In this sense, this proposal consists of
three activities aimed at children and young people of the county, which promote two
art activities and one dynamic activity like a game that involves knowledge of the
county, showing that these types of activities are rich learning experiences because they develop children as a whole, allowing new insights about the world, about others and about themselves. To support this project, we have developed an empirical research, interviewing some key factors related to different areas, but all related to education, in order to hear them and approximate our proposal to the needs of this particular community. From the theoretical point of view, we have deepened concepts around museums, new educational paradigms and also artistic expressions. We believe that the accomplished path has provided us with set important information that allowed us to develop a pedagogical-didactic proposal that may be developed in the future. We also believe that the theoretical components as well as the analytical work interviewing the
relevant factors, in this context, were essential to the debate around the role of museums and promoting cultural inclusion of children and teenagers from Monchique.