Document details

Fotografia panorâmica aplicada a visitas virtuais em contexto escolar

Author(s): Ribeiro, Nuno Miguel da Silva cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2385

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Fotografia; Comunicação multimedia; Internet; Interatividade; Realidades virtuais; Panoramic photography; Virtual tours in school context


Description
Trabalho de Projeto no âmbito do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta O presente trabalho baseia-se na importância da construção e utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende realizar e utilizar fotografias panorâmicas para a construção de visitas virtuais, envolvendo a comunidade escolar na sua utilização, através da produção de conteúdos multimédia a associar. Para o efeito foi desenvolvida uma aplicação multimédia “Atouguia Virtual”, disponível em www.atouguiavirtual.net, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia multimédia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias, como forma de incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar no âmbito deste projecto. Assim, este estudo, através de uma recolha de bibliografia e aquisição de conhecimento para a criação de fotografias de 360 graus e construção de visitas virtuais, pretende aplicar e utilizar esta tecnologia como base para a criação de visitas virtuais a serem aplicadas em contexto escolar. Finalmente foi descrito o processo utilizado para a realização de visitas virtuais, usando elementos do património local onde a escola se insere, assim como a sua aplicação na escola. Foi também divulgado um estudo sobre a utilização de visitas virtuais nas escolas portuguesas, no sentido de saber qual a utilização desta forma de expressão gráfica e audiovisual em contexto escolar nas escolas portuguesas de ensino básico (3º ciclo). This work analyzes the importance of making and using virtual tours in schools as a way of disseminating local heritage, promotion of school work and production of educational resources. A study was carried about the use of panoramic photography used in the virtual tours, as well as in the production of multimedia contents. For this purpose a multimedia application was developed, "Atouguia Virtual", available in www.atouguiavirtual.net, to understand and analyze the potential of multimedia technology in schools. With the evolution of new technologies and the internet, it is up to schools, as a source of knowledge transmission, using immersive technologies as a way to encourage students to learn, promoting the local heritage as well as to promote work developed in schools. This study, through a collection of literature and the study about 360 degree pictures, aims to apply and use this technology as a way to create virtual tours in schools. Finally, the process used to make virtual tours was described, using elements from the local heritage, where the school is located, as well as this application in school was released a study about the use of virtual tours in Portuguese schools, in order to know the use of this kind of multimedia expression in the school context.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavique, Luís
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU