Author(s):
Lopes, Elisabete Cristina Simões
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2372
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Plath, Sylvia, 1932-1963; Sexton, Anne, 1928-1974; Sherman, Cindy, 1954-; Woodman, Francesca, 1958-1981; Literatura americana; Cultura americana; Mulheres; Corpo humano; Feminilidade; Gótico; Fotógrafos; Gothic; Female gothic; Body; Uncanny; Mirrors; Ghosts; Monsters; Horror; Death
Description
Tese de Doutoramento em Literatura na especialidade de Literatura Norte-Americana apresentada à Universidade Aberta O objectivo desta investigação é o de examinar o modo como Sylvia Plath, Anne
Sexton, Francesca Woodman e Cindy Sherman exploraram a representação do corpo da
mulher, à luz do gótico, mais especificamente, dentro do enquadramento do gótico feminino. Consequentemente, a obra poética de Sylvia Plath e de Anne Sexton, tal
como a obra fotográfica de Francesca Woodman e Cindy Sherman, são exploradas
dentro das várias vertentes do gótico: feminino, materno, paterno, doméstico e marital.
Elementos tradicionais do gótico, tais como as ruínas, os fantasmas, os monstros, o
dopplegänger, o anjo ou a “madwoman” do período vitoriano, conjugam-se com
elementos de carácter surrealista (os peixes, as luvas, os espelhos, os cadáveres
esquisitos), de forma a ilustrar o modo como o corpo feminino estabelece um diálogo
com a geografia do espaço. Neste contexto, é igualmente importante analisar de que
forma essas mesmas representações comportam um pendor feminista e determinar como
operam enquanto resposta e revisão relativamente ao paradigma patriarcal. No âmbito deste estudo, conceitos operacionais intrinsecamente ligados ao estudo do gótico, tais como o grotesco, o abjecto ou a estranheza, são convocados com o intuito de enriquecer esta análise, no seio da qual o corpo feminino se encontra em permanente flirt com a presença da morte. This research aims at examining the way Sylvia Plath, Anne Sexton, Francesca
Woodman and Cindy Sherman have carried out female’s body representation, in the light of the gothic, specifically within the female gothic setting. Therefore, both Sylvia
Plath’s and Anne Sexton’s poetic oeuvre and Francesca Woodman’s and Cindy Sherman’s photography are explored within the various gothic types: female gothic,
maternal gothic, paternal gothic, domestic gothic and marital gothic. In this analysis,
traditional elements of the gothic, such as ruins, ghosts, monsters, dopplegängers, the
angel and the madwoman of the Victorian epoch, combine with surrealist imagery
(fishes, gloves, mirrors, cadavres exquis) in order to convey the ways in which the
female body engages in a dialogue with the geography of space. In this context, it is
important likewise to analyse the feminist essence inherent in those representations, and unveil to what extent they constitute an answer and revision regarding patriarchy. In this research, we resort to theoretical concepts intimately linked to the gothic genre, such as the grotesque, the abject and the uncanny, so as to illustrate a female body which appears constantly flirting with death.