Detalhes do Documento

Comunidades de educação e inovação na sociedade digital

Autor(es): Dias, Paulo cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2330

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Comunidades de inovação; Mudança pedagógica; Andaimagem social e cognitiva; Pedagogia da participação e mediação colaborativa; Innovation communities; Pedagogical change; Social and cognitive scaffolding; Pedagogy of participation and collaborative mediation


Descrição
No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede. In this paper we propose an approach of models and activities of participation and collaborative mediation in online education and innovation in the Digital Society, addressed to the pedagogical change in the scaffolding development of individual and collective social and cognitive representations of learning and knowledge communities. In this framework, we analyse the scaffolding development routes and also the receptiveness of the cultural landscapes and knowledge narratives, particularly of the blurring of boundaries between formal and informal education. This is namely through the pedagogy of participation in social and cognitive mediation practices, as a means for the development and sustainability of innovation processes. This study is thus a contribution to the development of thinking on the pedagogical change in emerging scenarios of online learning and education.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia