Document details

Bibliotecas escolares e promoção do diálogo intercultural : um projeto de inves...

Author(s): Ferreira, Carla Sofia Castro cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2183

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Multiculturalismo; Bibliotecas escolares; Educação intercultural; Comunicação intercultural; Leitura; Informaçã/biblioteca,papel; School libraries; Intercultural education; Lecture


Description
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta O desenvolvimento deste projeto de investigação-ação pretendeu explorar as possibilidades de as bibliotecas escolares responderem às necessidades formativas e informativas de uma comunidade educativa multicultural. Com base numa breve análise externa da atual conjuntura económica, política, social e educativa, iniciou-se um processo cíclico de pesquisa de documentos orientadores internacionais e nacionais e de aplicação de métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Ao longo deste estudo, as dificuldades de comunicação e de colaboração entre diferentes agentes educativos sugerem a necessidade de desenvolvimento do diálogo intercultural no interior das organizações educativas. Os resultados revelam que a crescente circulação de informação e de pessoas, na atual sociedade em mudança paradigmática, exige das bibliotecas escolares e públicas e das organizações educativas uma (re)definição das suas missões e o estabelecimento de parcerias para desenvolvimento das diferentes competências, associadas às literacias de informação e digitais. No final deste trabalho são evidenciadas algumas dificuldades e algumas propostas de ação. The present research-action project explored the available options that school libraries have to answer the educational and information needs of a multicultural educational community. Starting from a brief analysis of the contemporary economical, social, political and educational scenario, a systematic search for national and international guidelines was conducted and followed by the application of quantitative and qualitative methods. The communication and collaboration obstacles between different educational stakeholders, detected throughout this study, show the need to develop an intercultural dialogue among the educational organizations. The results show that the contemporary growing information and people flow demands a redefinition of the missions of the public libraries and educational organizations. Some of the difficulties and their subsequent calls for action are highlighted in the final section of this research work.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bastos, Glória
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU