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A comunicação intercultural é uma utopia?

Author(s): Sequeira, Rosa Maria cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2164

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Comunicação intercultural; Ensino de línguas; Língua portuguesa


Description
As competências culturais no ensino de línguas surgem frequentemente associadas a palavras atrativas como “tolerância” e “cidadania” que não só se relacionam com o domínio das competências de comunicação como também pressupõem a dimensão de comportamentos ligada à consciência social. A minha comunicação analisa numa primeira fase as opções curriculares e legislativas que intentam concretizar este programa, a que não é alheio a “socialização terciária”, isto é, a integração dos indivíduos no mundo social fora das fronteiras nacionais. Numa segunda fase, discute alguns pressupostos e contradições do discurso e dos documentos reguladores que definem e intentam aplicar a competência plurilingue e pluricultural (como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa) num difícil equilíbrio entre conteúdos estritamente comunicativos por um lado e entre competências educacionais por outro.
Document Type Article
Language Portuguese
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