Detalhes do Documento

Um olhar sobre o meu perfil na orientação de práticas em expressão dramática : ...

Autor(es): Cavadas, Leandro Ricardo Nogueira cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2063

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação artística; Animação cultural; Arte dramática; Pedagogia; Developmental drama; Situation pedagogy; Pedagogical profile; Action research


Descrição
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta Esta dissertação que agora se apresenta tem como tema principal o estudo do meu próprio perfil como docente na área de Expressão Dramática. Parte de uma questão investigativa inicial que procura encontrar os elementos que possam caracterizar a especificidade do meu agir dentro desta área artística. Assim, foi definido um trajeto que quer responder à questão: ‘Qual o meu perfil de professor de Expressão Dramática?’, abrindo, consequentemente, um espaço de reflexão sobre a minha própria prática profissional. Foi estabelecido um constructo teórico que define a Expressão Dramática como uma prática que procura a expressão e comunicação do sujeito, e onde é estabelecido o ponto de partida para a criação de uma base conceptual sobre as características de um professor de Expressão Dramática. No que ao trabalho empírico diz respeito, foi delineada uma Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método exploratório, fazendo-se recorrer de instrumentos que permitiram registar os dados que contribuíram para a resposta à pergunta inicial. Um dos recursos usados foi a construção de um portefólio pessoal que acompanhou e que descreveu todo o processo desenvolvido. O mesmo é editado em volume próprio que acompanha esta dissertação. Este processo foi desenvolvido num período de quatro meses e teve como pano de fundo o curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu. Após o processo, foi possível coligir dados advindos das várias fontes que permitiram a realização de uma síntese sobre as características mais marcantes dentro do meu perfil enquanto orientador de práticas em Expressão Dramática. The study here presented has as main theme the analysis of my own profile as a professor of Developmental Drama. It starts from a initial question and tries to gather the specific characteristics of my profile inside this artistic area. Therefore, it was outlined an itinerary that seeks the answer to the question: ‘What’s my profile as a professor of Developmental Drama?’, opening, consequently, room for a reflection concerning my own professional practice. A theoretical basis was established were Developmental Drama is defined as a practice which aims for the expression and communication of the Self, and were also was established a starting point for the conception of a conceptual base concerning the characteristics of the professor of Developmental Drama. As empirical work, a Action Research was drawn which includes the qualitative paradigm as well the exploratory method, using instruments that permitted the gathering and recording of data that contributed to the fulfilment of the starting interrogation. One of the resources used was the portfolio that is edited as a separated volume to this thesis, which accompanied and describes the entire process that was undertaken. The whole process of this Action Research was developed for a period of four months and had as background the course of Animação Cultural from Escola Superior de Educação of Viseu. As a result of the entire process it was possible to gather information from various sources that permitted a synthesis of the key characteristics concerning my profile as a professor inside Developmental Drama practices.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Amílcar; Mendonça, Jorge Fraga de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia