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Expressão oral em francês língua estrangeira : concepção e análise de instrumen...

Autor(es): Laia, Fernanda Maria Marques cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1690

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ensino de línguas; Língua francesa; Línguas estrangeiras; Aprendizagem de línguas; Expressão oral; Avaliação


Descrição
Dissertação de Mestrado em Estudos Francófonos apresentada à Universidade Aberta Apesar de parte integrante do nosso quotidiano, a oralidade é frequentemente o parente pobre no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Complexa e efémera, a sua avaliação em contexto escolar é difícil e nem sempre isenta de controvérsia. Ao longo deste nosso estudo, pretendemos delimitar o espaço que lhe é consagrado nas várias metodologias (com particular incidência na perspectiva orientada para a acção), no Quadro Europeu Comum de Referência, no Currículo Nacional e finalmente nos Programas de Francês do Ensino Secundário. Estabelecendo a necessária articulação com a aplicação prática, analisamos dois modelos de avaliação: a nível nacional, a Prova Experimental de Avaliação da Expressão Oral do 11º e 12º anos, e a nível internacional, os exames DELF. Finalmente, no espaço de sala de aula, reflectimos sobre a forma como integramos e avaliamos a expressão oral na nossa prática lectiva, como estabelecemos a relação entre a teoria e as nossas realidades, questionando o que é válido, fiável e exequível, sem contudo,perdermos de vista o desejo de desdramatizar a avaliação da expressão oral.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nobre, Ana
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