Document details

Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geogr...

Author(s): Ferreira, Manuela Malheiro cv logo 1

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/163

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Ensino a distância; Sistemas on-line; Ensino da geografia; Formação de professores; Ensino superior


Description
Neste artigo apresentam-se alguns aspectos da evolução de uma metodologia de ensino a distância multimédia para uma metodologia de ensino a distância on-line. Inicialmente, são abordadas as características do ensino a distância multimédia e do ensino a distância on-line, assim como as respectivas vantagens e inconvenientes. Seguidamente, são dados exemplos de como se processa o ensino da Geografia a nível do Ensino Superior, mediante a utilização dos dois sistemas de ensino a distância acima referidos, assim como a Formação de Professores da mesma disciplina. Como conclusão refere-se que o ensino a distância, nomeadamente o ensino a distância on-line oferece novas possibilidades ao ensino da Geografia, pois permite o desenvolvimento de um processo colaborativo entre estudantes localizados em diferentes lugares, regiões ou mesmo pontos do Globo, virtualidade que se torna importante numa era de globalização. O ensino a distância multimédia continua a permitir um ensino da Geografia, cuja qualidade se baseia nas características dos materiais postos à disposição dos estudantes e oferece também a possibilidade de uma efectiva colaboração entre estes, nomeadamente, às escalas locais e regionais.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU