Author(s):
Silva, Maria João Martins Rosa da
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/1529
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Gestão; Recursos humanos; Relações interpessoais; Inteligência emocional; Emoções; Tomada de decisões; Emotional intelligence; Emotions; Decision making
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA, Área Científica de Gestão de Recursos Humanos apresentada à Universidade Aberta O objecto deste estudo prende-se com a análise do nível de importância da inteligência emocional e das emoções na tomada de decisão, e em que medida são elementos intervenientes nas relações interpessoais. Neste sentido, o objectivo geral deste projecto de investigação centra-se no estudo das capacidades que o ser humano possui de forma a perceber e gerir as suas emoções, bem como de conduzir as dos outros, nas relações interpessoais verificadas nas organizações, tanto a nível endógeno como exógeno.
Foi realizada uma revisão da literatura, que forneceu contributos para um referencial
teórico lógico, e que localizou reflexões sobre as temáticas das emoções, inteligência
emocional, expressões faciais e tomada de decisão.
Para a prossecução da investigação, os procedimentos metodológicos utilizados consistiram no desenvolvimento, de um tipo de pesquisa descritiva, o estudo de caso,
correlaccional e transversal; o meio a que se recorreu foi quantitativo em razão da
utilização de questionário.
Optámos por um processo de selecção da amostra, não probabilístico por conveniência,
tendo estado sempre presente a inevitabilidade da representatividade da população escolhida, de modo a reflectir, de maneira adequada, as necessidades evidenciadas no estudo. A amostra foi limitada a 60 pessoas, a quem o questionário foi entregue pessoalmente, e não ocorreu não respondentes.
Posteriormente à recolha de dados, efectuada através de questionário, estes foram tratados por programa informático. Para obtenção de uma melhor leitura dos dados,
facilitando a sua análise e interpretação foram elaborados quadros e gráficos.
Da análise aos dados recolhidos, foi possível a obtenção de uma resposta à questão
colocada pelo estudo, evidenciando-se a necessidade da ocorrência de um estímulo para
que haja uma emoção e uma consequente tomada de decisão, sendo a inteligência emocional um meio que deverá intervir positivamente, encontrando-se em consonância com os elementos retirados da análise efectuada à bibliografia consultada. Os resultados
obtidos apoiaram as hipóteses formuladas.
A grande maioria dos inquiridos apresenta facilidade no contacto com outros indivíduos
que os rodeiam, estabelecendo proximidades estáveis, verificando-se uma elevada predisposição para interagir, mesmo que dessa interacção surja necessidade de ajustes
comportamentais. Infere-se que, com comportamentos desta natureza só podem ocorrer relacionamentos positivos, neste caso, a componente emocional dos indivíduos
considera-se equilibrada, apresentando deste modo inteligência emocional. The object of this study relates to the level of importance of emotional intelligence and
emotions in the process of decision making, and how these elements intervene in
interpersonal relationships. In this sense, the general goal of this investigation project is
centred in the ability of the human being to understand and manage his emotions, as
well as his capacity to conduct those of others, in the interpersonal relationships
established in organizations, at both endogenous and exogenous levels.
An extensive revision was carried out, of the literature which contributed to the building
of a logical theoretical frame, and which located reflections on the thematic of
emotions, emotional intelligence, facial expressions and decision making.
To carry out this investigation, the methodological procedures used consisted in the
development of a descriptive research, a case study, co-relational and transversal; and
the method employed was quantitative, based on the use of a questionnaire.
We chose a sample selection process, non-probabilistic by convenience, having present
the inevitability of the representation of the chosen population, in a way to adequately
reflect the needs showed in the study. The sample was limited to 60 people, to whom
the questionnaire was personally handed, and none were left unanswered.
After the data was gathered, through the use of questionnaires, these were treated by a
computer program. To obtain a better reading of the data, in order to facilitate the
analyses and interpretation, charts and graphics were prepared.
From the analyses of the generated data, it was possible to obtain an answer to the
question posed by the study, having been shown the need for a stimulus to occur, in
order to generate an emotion, and a consequent making of a decision, where the
emotional intelligence is a means which should positively intervene, in compliance with
the elements retrieved from the analysis of the referred bibliography. The results
obtained supported the formulated hypothesis.
The greater part of the respondents showed ease in the contact with other individuals
around them, having established stable proximities, and revealing an elevated
predisposition to interact, even if that interaction should imply the need for behaviour
ix
adjustments. One can infer that from behaviours of this nature only positive
relationships can occur, in which case the emotional component of the individuals can
be considered balanced, revealing emotional intelligence.