Autor(es):
Soares, Fernanda Inês M. P. da Rocha
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1394
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Bibliotecas escolares; Leitura; Programas de educação; Ensino básico; 1º Ciclo; Pais; Relações pais-escola; Promoção da leitura; Parents book club; School-Family-School; Library; Storytellers; Reading
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta O trabalho de investigação apresentado assenta na criação e organização de um
Clube de Pais Leitores na Escola do Ensino Básico do Primeiro Ciclo – EB1 dos Castelos –
Agrupamento Vertical de Maria Lamas, que tem como objectivo principal a promoção de
hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na dinâmica das relações entre escola e
família. Com esta intenção promoveu-se a cooperação entre escola-família-biblioteca
escolar. Colocou-se o enfoque num trabalho comum e comunicacional que favorecesse a
relação e a cooperação entre a tríade mencionada e promovesse a leitura como prazer.
As principais linhas de força que nortearam este projecto vinculam-se às quatro
principais acções destacadas no quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a leitura como
uma prioridade na educação; os conceitos de leitura e literacia; a leitura como condição para
o exercício da cidadania; e a interacção entre escola-família-biblioteca escolar.
O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da figura do contador de histórias
apoiado numa metodologia de análise qualitativa, de cariz etnográfico, associada a uma
observação participante. Esta metodologia de acção-investigação, permitiu-nos mergulhar,
envolver, viajar, reencontrar e reescrever esta narrativa vivida ao longo do ano lectivo de
2007/08 com um grupo de seis pais, em contexto escolar, na biblioteca da escola.
Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo dos
participantes no projecto, de grelhas de observação, imagens videográficas, fotográficas e
fonográficas, de mapas mentais e de encontros, que descrevem e explicam a dimensão de
que se revestiu esta nossa procura de sentido.
Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e de
participação atingidas, bem como do impacto transformador desta acção-investigação
enquanto via promotora e facilitadora da comunicação e, portanto, da educação para a
sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os intervenientes.
A Mandala “A Magia da Palavra”, que acompanha cada uma das dez actividades
descritas, constituiu-se como ideia geradora e dela nasceu uma outra Mandala, a Mandala
espiralante do Clube dos Pais Leitores, traduzindo valores e sentimentos comuns que
emergem da interpretação do projecto.