Autor(es):
Mendinhos, Isabel Maria G. B. Silva
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1382
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Sociedade da informação; Papel da escola; Acesso à informação; Rede de bibliotecas escolares; Bibliotecas escolares; Informação/bibliotecas,papel; Literacia; Educação para os media
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta Resumo: No actual contexto da Sociedade da Informação, a Escola tem de repensar
o seu papel e de alterar as práticas instaladas, muito mais centradas no ensino do
que na aprendizagem, para poder formar alunos capazes de se movimentarem com
destreza no mundo da informação e de prosseguirem a sua aprendizagem pela
vida fora. A importância das bibliotecas escolares neste processo de
transformação pode e deve ser decisiva, mas, em Portugal, os passos dados nesse
sentido parecem ser ainda hesitantes. Com este estudo, pretendeu-se conhecer a
forma como a Literacia da Informação é abordada nas doze escolas básicas do 2º
e 3º Ciclos do concelho de Sintra, cujas bibliotecas se encontram integradas na
Rede de Bibliotecas Escolares.
Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e
qualitativa, realizando-se um estudo de caso descritivo, centrado em questões
relacionadas com as práticas das bibliotecas neste domínio e com a sua integração
nas respectivas escolas, considerando também a formação e a experiência dos
coordenadores. Para enquadrar teoricamente o estudo, teve-se em conta a
perspectiva construtivista da aprendizagem, como fundamento para a colaboração
entre a biblioteca escolar e o currículo, alguns dos variados modelos orientadores
do desenvolvimento da literacia da informação e sua utilidade, a importância da
definição de competências standard e a investigação sobre o processo de
construção de conhecimento a partir da informação, nomeadamente através do
“guided inquiry”, abordagem realizada por Ross Todd e Carol Kuhlthau.
Os instrumentos de investigação utilizados foram um inquérito por
questionário e uma entrevista semi-dirigida. O primeiro foi apresentado aos
coordenadores das bibliotecas, tendo o segundo sido aplicado aos três cujas
bibliotecas, no questionário, evidenciaram um maior avanço na abordagem da
literacia da informação.
As conclusões do estudo apontam para a existência de uma distância
considerável entre as práticas das bibliotecas estudadas e os padrões
internacionais, constatando-se a necessidade de formação dos professores e das
equipas das bibliotecas escolares, em particular, e a urgência da definição de
competências standard que, a nível nacional, permitam concretizar as directrizes
da IFLA e da UNESCO. Abstract:
In the present Information Society context, schools must reconsider their role
and change their old practices, much more centered on teaching than on learning, so
that they can educate students who are able to deal with the information world and
prepared for lifelong learning. School libraries are decisively important in this
transformation process, but, in Portugal, the steps taken in that direction are still
unsteady. The goal of this study was to know how Information Literacy is approached
in the libraries of the twelve schools of Sintra (Grades 5 to 9), which belong to the
School Libraries Network.
For this purpose, a mixed quantitative and qualitative methodology was used,
through a descriptive case study centered in questions related to the school libraries
practices in this area and to their integration in the schools, bearing in mind the
librarians’ training and experience. To establish a theoretical framework for this
study, we considered the constructive approach to learning, as a basis for the
collaboration between the school library and the curriculum, some of the many
information literacy development models and their usefulness, the importance of
defining information literacy standards and, among others, Todd’s and Kuhlthau’s
research on the information-to-knowledge construction process through guided
inquiry.
Two kinds of research tools were used: an inquiry through questionnaire and a
semi-directive interview. The first was presented to the school librarians and the
second was applied to the three librarians whose libraries showed a higher level of
work in the area of information literacy.
The conclusions of this study show that there is a considerable distance
between the international standards and the practices of the analyzed libraries. Thus, it
becomes evident that there is a great need for teacher training, particularly focusing
on school library teams and that the establishment of national standards of
information literacy is highly necessary, if we want to meet the directives of IFLA
and UNESCO.