Autor(es):
Póvoa, Maria Clara de Oliveira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1376
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Bibliotecas escolares; Informação/bibliotecas,gestão; Aquisições; Desenvolvimento de colecções; Desbaste da colecção; Informação/bibliotecas,planeamento
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta Este estudo procurou conhecer o modo como se procede ao desbaste da colecção das
Bibliotecas das Escolas Secundárias integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, tendo em vista a
sua actualização, de forma a responder às necessidades dos utilizadores. Verificou-se a frequência,
regularidade, regras e modo como o desbaste da colecção, nas suas diversas vertentes, é levado a
cabo. Procurou apurar-se, também, as percepções dos coordenadores relativamente a este processo de
Gestão da Colecção, bem como explorar o contexto legal e institucional que o rodeia.
A abordagem metodológica foi essencialmente quantitativa, tendo sido utilizado,
como instrumento principal de recolha de dados, o inquérito por questionário, aplicado à
totalidade do universo em estudo, os 62 coordenadores das Bibliotecas das Escolas Secundárias, do
território continental, que integravam a Rede de Bibliotecas Escolares em 2007-2008.
Concluiu-se, desta forma, que o desbaste era uma prática existente, levada a cabo mais
frequentemente a nível da colecção tangível que digital, na maior parte dos casos com critérios
definidos, com uma frequência regular mas não uniforme, variando, sobretudo a nível da colecção
tangível, com: o tempo de experiência do coordenador; a formação complementar em Bibliotecas
Escolares; a existência de uma Política de Desenvolvimento da Colecção ou de critérios explícitos
nesse ou noutro documento; o nível de conhecimento das leis e orientações sobre desbaste; e o tipo de
horário do coordenador.
Ficou clara a necessidade de formação dos responsáveis em Gestão da Colecção, de modo a
desmistificar conceitos, clarificar e instituir práticas que tornem as Bibliotecas Escolares um serviço
eficaz e com recursos actualizados. É também urgente a clarificação, por parte do Ministério da
Educação/ Rede de Bibliotecas Escolares, das leis que regem o Património do Estado, pois só
suprindo esta lacuna legislativa e publicando Linhas Orientadoras de Desbaste, se poderá
desenvolver este processo sem receios. Se a criação de uma rede de depósitos concelhios
ou distritais comuns à Rede de Bibliotecas Escolares e de Leitura Pública
pode servir de apoio ao desbaste, fomentando o empréstimo inter-bibliotecas, a existência
de coordenadores a tempo inteiro será um elemento facilitador dessa prática, desde que a
institucionalização do processo em Políticas de Desenvolvimento da Colecção e em Regulamentos
Internos e Projectos Educativos apresente uma visão dinâmica da Gestão da Colecção da Biblioteca
Escolar. The purpose of this study was to find out how collections in secondary school
libraries belonging to the School Library Network in Portugal are weeded when these are
being updated so they can continue to meet users’ needs. The study looked at the
frequency, regularity, rules and the method applied to this weeding procedure in its various
forms. Librarians were also surveyed in an attempt to determine their attitudes towards this
collection management process. The relevant legal and institutional context was also
explored.
The methodological approach taken was essentially quantitative. The main data
collection instrument, a questionnaire survey, was administered to all 62 librarians in the
mainland secondary school libraries that belonged to the School Library Network in 2007-
2008.
It was thus possible to conclude that weeding was a current practice, carried out more
frequently at the level of the physical collection than the digital one. Most of the time
specific criteria were applied to the process, which was instituted regularly, but not
uniformly so, particularly as regards the physical collection. This frequency of action
varied with: the librarian’s length of time in service; the complementary training in school
libraries; whether or not there was a collection development policy in place, or explicit
criteria laid down in this or some other document; the degree of legal knowledge and of
guidelines relating to the process; and the librarian’s work schedule.
The study clearly demonstrated that those responsible for collection management
need training to demystify concepts and clarify and institute practices that will make the
school libraries service an efficient one with up-to-date resources. The Ministry of
Education / School Library Network urgently needs to clarify the laws which govern the
management of such state property, as it is only through eliminating this gap and
publishing weeding guidelines that this process will be able to move forward with a
measure of confidence. If the setting up of a network of district repositories, of common
access to both the School Library and Public Library Networks is to serve as support to the
weeding process, then having full-time librarians would be a positive help, provided that
the institutionalisation of the process in Collection Development Policies, Internal
Regulations and Educational Projects acts as a dynamic factor in the management of
school library collections.