Autor(es):
Guincho, Ana Patrícia Mendes Amaral
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1353
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Madeira; Planeamento e administração da educação; Organização escolar; Ensino básico; 1º Ciclo; Relações escola-família; Estudos de casos
Descrição
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade Aberta O trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um
contributo para a compreensão do papel das Escolas a Tempo Inteiro (ETI) na
Região Autónoma da Madeira (RAM). Assim, constitui objectivo principal deste
estudo, reconhecer a importância das Escolas Tempo Inteiro na RAM,
nomeadamente na EB1/PE da Terça de Cima.
Este trabalho é de carácter exploratório e representa um Estudo de Caso
demarcado a uma parte da população alvo, docentes e encarregados de
educação da EB1/PE da Terça de Cima no decorrer do ano lectivo 2006/2007.
O plano metodológico, para a realização deste Estudo de Caso, e de
acordo com os objectivos definidos, passou por um enquadramento teórico
onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a
problemática proposta. Em seguida, optámos por elaborar, como processo de
recolha de dados, entrevistas semi-directivas e inquéritos por questionário.
Sendo que as entrevistas foram dirigidas a sete docentes e os questionários
foram dirigidos a cinquenta e oito encarregados de educação. Os questionários
foram constituídos por questões fechadas e, garantindo o anonimato.
Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar
a algumas conclusões, que dão ênfase à importância das ETI’s nas escolas da
RAM. The following paper intends to contribute to a better understanding of the
role of Full Time Schools (FTS), on the Autonomous Region of Madeira. The
main objective of this study is to recognize the importance of those schools,
namely the school EB1/PE from "Terça de Cima".
This is an exploratory work represented by a case study from a specific
target population, teachers and parents from the EB1/PE "Terça de Cima"
school, during the academic year of 2006/2007.
The methodological plan for the realization of this case study, in
accordance with the objectives set, went through a theoretical framework to
understand, with bibliographic aid, the proposed problematic.
After that, a data collection process was done, through semi-guided
interviews and a questionnaire survey. The interviews were done to seven
teachers and the questionnaires to fifty-eight parents or legal tutors. The
questionnaire consisted of closed questions, ensuring anonymity.
After processed and analyzed all the collected data, some conclusions
were reached, which emphasized the importance of FTS's school in Madeira.