Detalhes do Documento

As TIC no apoio à gestão escolar e na interacção com a comunidade : estudo de c...

Autor(es): Vieira, Paula Angélica Monteiro cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1323

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Sistemas de informação; Educação; Organização escolar; Tecnologia da comunicação e informação; Internet; Aplicações dos computadores


Descrição
Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram desenvolvidas iniciativas, a nível nacional, para a implementação das TIC nas escolas, assim como possibilitou efectuar um ponto da situação sobre o uso do Computador e da Internet nas Escolas Europeias. Podemos também verificar as potencialidades que as TIC trazem para a educação, as vantagens para os alunos e professores. Constatando-se que as TIC, bem como os Sistemas de Informação (SI), são uma certeza incontornável na actividade de qualquer organização moderna. Urge uma reflexão profunda sobre esta realidade numa escola secundária ao nível da implementação de um Sistema de Informação. Assim, foi realizado um estudo de caso, baseado em questionários destinado aos encarregados de educação (EE) e alunos, e grelhas de observação destinada aos alunos, cuja interpretação dos dados procurou dar resposta à questão de investigação formulada. Da análise dos resultados sobressai que os encarregados de educação e os alunos fazem uma avaliação positiva do Sistema de Informação.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Isaías, Pedro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia