Autor(es):
Cunha, Maria João Fonseca Leitão
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1269
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Sociologia da comunicação; Meios de comunicação de massas; Influência da comunicação; Imagem; Papel dos media; Identidade pessoal; Imprensa; Publicidade; Corpo humano; Beleza; Estereótipo; Representações sociais
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação na especialidade de Sociologia da Comunicação apresentada à Universidade Aberta Os meios de comunicação de massas, enquanto agentes de socialização,
destacam a importância do visual, da aparência física e exibem um tipo de corpo magro
que é publicitado e que surge como um ideal. Nos últimos anos, a influência dos mass
media na imagem corporal tem sido considerada relevante, devido ao crescente
desenvolvimento de perturbações alimentares e tem deste modo merecido a atenção de
vários estudiosos da comunicação de massas, do corpo, da imagem corporal e das
perturbações alimentares. No entanto, o tipo de influência exercida não é consensual.
Nesta dissertação propomo-nos pois estudar a influência da publicidade das
revistas femininas na imagem corporal das adolescentes. Esta relação complexa é
entendida a dois níveis: o dos impactos na audiência, especificamente na auto-avaliação
e nos investimentos que fazem na sua imagem; e a nível das representações de corpo
feminino na publicidade, para tentar compreender qual o tipo de corpo representado e
quais os valores que estão associados.
Para o efeito utilizámos um conjunto de várias teorias e uma metodologia
‘mista’: quantitativa e qualitativa. Para estudar os impactos nas audiências aplicámos
um inquérito por questionário às adolescentes que frequentam as escolas secundárias
públicas do concelho de Sintra; já para estudar as representações de corpo na
publicidade, recorremos a análise de conteúdo e semiológica.
As principais conclusões deste estudo apontam para a homogeneidade e
padronização de um tipo de corpo magro representado na publicidade das revistas
femininas, associado a traços positivamente valorizados. Por sua vez, designadamente
através de mecanismos de comparação social associados ao consumo das revistas,
concluímos que as adolescentes sofrem impactos ao nível da auto-avaliação e dos
comportamentos de perda de peso que desenvolvem. Mostramos um papel contingencial
mas fundamental do meio de comunicação de massas estudado, num modelo de análise que propomos e que combina aspectos de várias teorias. Mass media as socialization agents emphasize the look and physical appearance,
by displaying and advertising the thin body as an ideal to be achieved. In the last years,
the role of media in body image has been considered, mainly due to the growth of eating
disorders. For this reason, it has earned the attention of mass media, body, body image
and eating disorders researchers. However, the type and degree of their influence is not
consensual.
In this study it is our purpose to study female magazines advertisements
influence on adolescent girls’ body image. This complex relation is taken at two levels:
first, the level of audience impacts, namely in self evaluation and investments in body
image; second, the level of female body representations in magazines advertising, in
order to establish the type of body and related social values represented.
To accomplish our goals, we used a set of the most applied theories and a mixed
methodology – quantitative and qualitative. To study audience impacts we conducted a
self administration questionnaire to adolescent girls from Sintra’s public secondary
schools. On the other hand, to study advertising body representations we used content
and semiotics analysis.
Our main conclusions point to the homogeneity and standardization of a thin
body type represented in female magazines advertisements, which is associated to
positive values. In turn, we concluded that – through social comparison mechanisms –
adolescent girls suffer impacts in their body image self evaluation and investments, such
as weight loss behaviours. We thus realize a contingencial but fundamental role of
media influence in body image, and we propose an analysis model, which combines
different aspects of existing theories.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Costa, Hélder Santos; Amaro, Fausto