Detalhes do Documento

A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissiona...

Autor(es): Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1146

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Educação; Formação de professores; Estágios; Supervisão; Orientação pedagógica dos professores; Orientação profissional


Descrição
Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta Esta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Aires, Luísa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia