Document details

A Matemática na Natureza

Author(s): Mendes, Fernanda Manuela Pinheiro cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/74

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Ensino da matemática; Matemática—Ciências--Interdisciplinaridade


Description
A Matemática está muito mais presente no nosso dia-a-dia do que normalmente se julga, pelo que, assim sendo, valeria a pena procurar conhecê-la mais perto, para melhor entender como funciona o mundo que nos rodeia. É nesse propósito que a presente tese pretende identificar relações entre a Matemática e a Natureza, fomentando a interdisciplinaridade Matemática / Ciências da Natureza, na tentativa de dar um contributo (por pequeno que seja) para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática. Promover a imagem da Matemática e explicar fenómenos e manifestações da Natureza que possam revelar estruturas, organizações e regularidades matemáticas são também objectivos da dissertação. Como aprender implica fazer, propõe-se ao longo da presente tese tarefas/actividades contextualizadas, apresentando a metodologia e estratégias a implementar em contexto escolar. Apresenta-se, também, no último capítulo uma actividade experimental concretizada: um questionário e consequente interpretação dos resultados. Destina-se este material a ser usado na sala de aula ou em actividades extracurriculares, por exemplo, num Clube de Matemática. Pode-se desta forma esquecer os exercícios rotineiros e fastidiosos, procurando-se uma nova forma de ensinar / aprender mais motivadora e desafiante. Mathematics is much more present in ours day-by-day of what is normally judged, for what, thus being, it is worth to look for to know it more close, in order to better understand the world around us. It is with this intention that the present thesis intends to identify to relations between the Mathematics and the Nature, fomenting the Mathematics / Sciences of the Nature interdisciplinary, in the attempt to give one contribution (for small that it is) to improve the process of teach-learning of the Mathematics. To promote the image of the Mathematics and to explain phenomena and manifestations of the Nature that can disclose mathematical structures, organizations and regularities are also aims of this thesis. Since to learn implies to make, one considers throughout the present thesis contextualized tasks / activities, presenting the methodology and strategies to implement in school context. It is also presented in the last chapter an experimental activity: a questionnaire and consequent interpretation of the results. This material can be used in the classroom or in extracurricular activities as well, for example, in a Club of Mathematics. In such a way it can be forgotten routine and boring exercises, looking for a new and challenging form to teach/to learn Mathematics. Dissertação de Mestrado em Matemática e Ciências da Natureza, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Anacleto, Joaquim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU