Document details

O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas ...

Author(s): Alegre, Sandra Correia cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/730

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Escola; Educação; Mudanças; Ensino; Animação Sociocultural; Futuro; Expectativas; School; Education/Teaching; Changes; Sociocultural; Expectations


Description
Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas. In howaday's society everthing is regarded as fluid. Every section of our lives is changing faster and faster. So, what now is considered "right" or "adequate" can make no sense in a few days! Humanking seems bewilderer and confused and is trying desperately to follow the great changes in society. In this complex context people are looking for effective answers to satisfy the challenges of an ever demanding society that needs values. That's why Education is assuming a crucial role not only in teenagers' performance at school and their ability to enter the labour market but also in the encouragement of creating their own values. According to the perspective of conciliating this dichotomy the "Sociocultural Animation" can contribute to the revitalization of the essential values and so helping the full development of young people as the citizens of the future and as human beings. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Maia, Carlos; Costa, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU