Document details

Causas de (In)Sucesso Escolar

Author(s): Dias, Cláudia Daniela Oliveira cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/576

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Sucesso Escolar; Insucesso Escolar; Alunos; Academic success; Academic failure; Students


Description
Desde há muito que a educação nos toca de perto. Como professores, o insucesso escolar passa a constar das nossas preocupações quotidianas. Desde que se tornou uma preocupação, que se procura combater o problema através de reformas e medidas diversas implementadas pelos sucessivos governos, na tentativa de minimizar um pouco a sua dimensão. Mas o insucesso continua a persistir, para desespero de educadores, pais e comunidade em geral, que vêem Portugal na cauda da União Europeia no que respeita a este fenómeno. Com o objectivo de analisar os factores apontados pelos alunos para o (in)sucesso escolar, procedeu-se a uma análise de resultados seleccionados por um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino básico, que antecediam a entrada no 3º ciclo do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a questionários anónimos e confidenciais. Ao longo do trabalho tentou-se, pois, identificar as principais causas atribuídas pelos alunos para o insucesso escolar, procurando buscar justificações sempre que possível. Sendo que os resultados obtidos neste trabalho poderão ser justificáveis com a visão dos alunos de que a educação se centra, sobretudo no desempenho dos jovens, nos seus resultados quantificáveis, na aquisição de conhecimentos e competências que os preparam para o mundo do trabalho e não tanto na aquisição de uma experiência de vida. Since long ago that education affects us closely. As teachers, academic failure is now clearly taking a part in our daily concerns. Since it became a concern, successive governments are trying to fight the problem through reforms and various measures implemented in an attempt to minimize its dimension. However, the failure continues to persist, for desperation of educators, parents and the community in general, who see Portugal in the bottom of the European Union regarding to this phenomenon. The objective of this study was to analyze the factors mentioned by the students for the (un) success; an analysis of selected results by a group of 2nd cycle students in basic education, that precede the entry in the 3th cycle of basic education was done. Methodology adopted was a qualitative research methodology – through anonymous and confidential questionnaires. Throughout the work was attempted, therefore, identify the main causes signed by students to academic failures, trying to seek explanations whenever possible. The results of this study can be justified with the students' vision of education that focuses mainly on the performance of young people, in their measurable results in the acquisition of knowledge and skills that prepare them for the work life rather in acquiring a life experience. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Aranha, Ágata Cristina Marques
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU