Document details

Maturidade do Negócio Electrónico nas pequenas e médias empresas portuguesas

Author(s): Santos, Sónia Sousa cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/383

Origin: Repositório da UTAD


Description
Com um mundo cada vez mais global e com um grau de competitividade mais elevado, as empresas que pretendem sobreviver aos desafios do mercado e prosperar devem adaptar-se rapidamente. Surge assim a necessidade de sistemas informáticos que se consigam adaptar ao mesmo ritmo e é importante que as empresas reconheçam o impacto que as estratégias e os planos de negócio electrónico podem ter e que esse impacto também influenciará os seus clientes e, consequentemente, o sucesso da empresa. Tem-se assistido a um grande crescimento da quantidade de negócios realizados através da Internet, entre empresas e consumidores ou com outras empresas, tendo em vista que o negócio electrónico está a ser considerado como uma alternativa valiosa para a ampliação de mercados. O negócio electrónico tem tanta importância na economia mundial, que considerar a inserção de uma empresa no negócio electrónico não é meramente uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. Isto, porque as iniciativas de negócio electrónico, quando bem conduzidas, proporcionam às empresas uma maior visibilidade nos seus mercados alvo, a expansão dos mercados nos quais competem, a atracção e fidelização de clientes através de novas e inovadoras formas. Este trabalho pretende identificar qual o estádio de maturidade do negócio electrónico nas melhores PME portuguesas, quais os principais constrangimentos sentidos por estas quando associados à evolução dos estádios do negócio electrónico, e as formas de os contornar. With an increasingly global world and a higher degree of competitiveness, organizations who want to survive the challenges of the market, must be able to adapt themselves quickly to fast changing environments. This leads to the need for systems that can adapt at the same pace and it is important that organizations recognize the impact that the e-business strategies and plans may have, and that this impact will also influence their customers and therefore the success of the organization. There has been a great increase in the amount of business conducted through the Internet. The e-business is considered to be a valuable alternative to the expansion of the market. The e-business got so important in the economy world, that it is is not merely an option, considering the insertion of an organization in the e-business, but a matter of survival, because the e-business initiatives, when properly conducted, offer organizations greater visibility in their target markets, the expansion of their markets and the retention of customers through new and innovative ways. This work aims to identify at what stage of e-business maturity the best Portuguese SMEs are, which constraints they experience when associated to the evolution of e-business stages of growth, and which ways to overcome the constraints. Dissertação de Mestrado em Informática
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Morais, Elisabete da Anunciação Paulo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU