Author(s):
Silvestre, Ricardo Jorge Carvalho
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3303
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Prática desportiva; Motivação; Alunos; Não prática desportiva; 796(043); 159.947(043)
Description
Considerando-se a escassez de estudos centrados na análise dos motivos para a não prática desportiva em alunos, pretende-se conhecer os fatores inerentes a esta temática. Esta é uma constatação corroborada por Fernandes, Lázaro e Vasconcelos-Raposo (2005), segundo os quais a maioria dos estudos tem-se cingido à utilização de questionários que citam vários motivos conducentes à prática desportiva.
Assim, com a presente investigação estabeleceram-se os seguintes objetivos: i) analisar se os alunos praticam desporto escolar e alguma atividade desportiva extracurricular; ii) verificar quais os motivos que levam os alunos à não prática desportiva; iii) verificar se as variáveis independentes (sexo e idade) interferem nos motivos que levam os alunos à não prática desportiva.
A amostra foi constituída por um total de 132 alunos a frequentarem os 10º, 11º e 12º anos na Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca, dos quais 65 não praticam desporto escolar nem qualquer atividade desportiva extracurricular.
Os principais resultados do presente estudo permitiram concluir que os motivos mais importantes para a não prática desportiva foram: poucas possibilidades de prática; por preguiça; outras coisas para fazer; as modalidades existentes não são as que mais gostam; falta de iniciativas desportivas por parte da autarquia; por razões económicas (falta de dinheiro); os horários disponíveis das instalações não são adequados; há poucas pessoas interessadas; os amigos também não praticam; têm medo ou receio de fazer mal; as instalações desportivas ficam longe; acham que não são bons a praticar desporto.
As hipóteses levantadas foram aceites, uma vez que as variáveis sexo e idade interferiram nos motivos que levam os alunos à não prática desportiva, sendo as raparigas, na globalidade, a ter as médias mais elevadas, apontando como fatores mais importantes a falta de tempo, estética/insatisfação e desinteresse pelo esforço físico. Foram os alunos com idades compreendidas entre os 16-17 anos que apresentaram médias mais elevadas, à exceção dos fatores falta de tempo e falta de apoio/condições, onde os alunos na faixa etária dos 18-19 anos obtiveram a média mais alta. Given the scarcity of studies focusing on the analysis of the reasons for students not in sports, it is intended to know the factors inherent in this theme. This is a finding corroborated by Fernandes, Lazarus and Vasconcelos-Raposo (2005), under which most studies have girded themselves with the use of questionnaires mentioning several reasons leading to the sport.
Thus, the present investigation aimed to objectives: i) to examine whether students practice some sports school and extracurricular sports activity; ii) ascertain the reasons that lead students to not sport; iii) verify that the independent variables (gender and age) affect the motives that lead students to not sports. The sample consisted of a total of 132 students attend the 10 th, 11 th and 12 years in Primary and Secondary School Dr. José Leite de Vasconcelos, Tarouca, of which 65 do not practice any school sports or extracurricular sporting activity.
The main results of this study showed that the most important reasons for non-sports were unlikely to be practical; pair have other things to do; existing modalities are not those they love, lack of initiatives by the sports authority, for economic reasons (lack of money) times the facilities available are not adequate, there are few people interested; friends also do not practice; afraid or fear of harm; the sports facilities are far away; think they are not good at sports.
The hypotheses were accepted, since the variables sex and age interfere with the reasons that lead students to not sport, with girls, overall, have the highest average, indicating the most important factors as lack of time, aesthetic / dissatisfaction and disinterest in physical exertion. Were students aged 16-17 years who had higher averages, except for the lack of time factor, where students aged 18-19 years had the highest average factor and lack of support/conditions. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário