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Participação desportiva juvenil: estudo realizado no Concelho de Guimarães em j...

Autor(es): Marques, Fernando José Oliveira cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3302

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Atividade física; Prática desportiva; Ocupação dos tempos livres; Modalidades desportivas; 796(043); 371.38(043)


Descrição
O presente estudo teve como objetivo verificar a participação desportiva da população juvenil, do 1º ciclo de estudos, a frequentar a escola público-privada do Concelho de Guimarães. Métodos: Na concretização da pesquisa da participação desportiva procedemos à aplicação de um questionário, a 250 alunos do Concelho em estudo, com idades compreendidas entre 5 e 9 anos de idades, sendo a média de idades de 7,42±1,2 anos, selecionados através do estilo probabilístico, logo aleatório, para possibilitar a generalização da amostra a toda a população. Resultados: Após a análise estatística apuramos que não há diferenças estatisticamente significativas no interesse pela aula de atividade física e desportiva entre géneros (p=0.0701), na participação nas aulas de atividade física e desportiva entre os géneros (p=1), entre a perceção das condições da escola entre géneros (p=0.0701), e na participação em modalidades desportivas entre os géneros (p=0.007). Verificamos ainda que 100% dos alunos gostam e participam nas aulas de atividade física e desportiva. As condições das escolas são muito boas para 94% dos inquiridos. As atividades preferidas na ocupação dos tempos livres são: fazer desporto e estudar e 86 % da amostra pratica alguma modalidade desportiva. No futuro, 82% dos alunos querem iniciar ou continuar a praticar desporto. Conclusões: Todos os alunos da escola público-privada gostam e participam nas aulas de atividade física e desportiva e afirmam que as condições da sua escola para prática desportiva são muito boas. Os alunos gostam de fazer desporto e estudar nos tempos livres. A grande maioria pratica alguma modalidade desportiva, sendo os principais motivos, o divertimento, saúde e estar com os amigos. No futuro, a grande maioria destes alunos vão querer iniciar ou continuar a praticar desporto. O clube desportivo preferido é o clube Vitória S.C, principal clube da cidade de Guimarães, e que os principais ídolos desportivos são jogadores de futebol. The present study intends to verify the participation in sports of the youth population attending the 1st cycle of studies of school public-private in Guimarães county. Methods: 250 students in the county, aged between 5 and 9 years old, with a mean age of 7.42 ± 1.2 years were selected through probabilistic style, random, to permit the generalization of the whole population, to answer a questionnaire. Results: After statistical analysis we found that there are no statistically significant differences between genders about the interest in physical activity (p=0.0701), and school sport classes (p=1), about the participation in sports (p=0.007) and about the perception of school conditions (p=0.0701). We verified that 100% of students enjoy and participate in physical activity classes and in sport. The conditions of the schools are very good for 94% of respondents. The preferred activities in leisure time are: play sports and study and 86% of the sample practice some sport. In the future, 82% of students intend to start or continue doing sports. Conclusions: All students attending public-private respondents say that enjoy sport classes and participate in physical activity and claim that the conditions of their school are very good for the sport practice. Students enjoy playing sports and studying in their spare time. The vast majority of the sample practices some kind of sport, the main reasons being fun, health, and hanging with friends. In the future, the vast majority of these students want to start or continue playing sports. The preferred sport association is Vitória SC, which is the main team in the city of Guimarães, and their major sport idols are footballers. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Francisco José
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