Document details

Atitudes dos alunos face à Educação Física

Author(s): Silvares, José Campos cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3297

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Educação física; Ensino; Atitudes; Género; 796(043); 371.38(043)


Description
Este estudo teve como principal propósito, analisar as atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como examinar as diferenças de atitudes destes, em função do género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, foram examinados 323 alunos, do ensino básico (6º e 9º ano de escolaridade) e secundário (11º ano de escolaridade), sendo 139 (43%) do sexo masculino e 184 (57%) do feminino. A média das idades é de 14.18 anos. Os indivíduos da amostra responderam a um questionário referente aos dados sociodemográficos e ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. No que diz respeito à comparação das atitudes dos alunos face à Educação Física entre os diferentes sexos, verificou-se que o masculino possui uma atitude mais positiva no fator “gosto pela Educação Física e suas matérias” e “satisfação/prazer nas aulas da disciplina”, e na atitude global. Por último, as atitudes dos alunos não variaram em função do ano de escolaridade e nível socioeconómico. The main purpose of this study was to analyze the attitudes of students in relation to physical education and clarify the differences in attitudes, in terms of: gender, grade and socio-economic level. To this end, we studied 323 elementary school students (6th and 9th grade) and secondary (11 th grade), being 139 individuals (43%) male and 184 (57%) were female. The average of age was 14,18 years. The individuals in the sample completed a questionnaire regarding the socio-demographic data and the “Questionário das Atitudes dos Alunos Face à Educação Física (QAAEF)” that assesses the following dimensions: "Like of the students for Physical Education and their matters, as well as the satisfaction / pleasure of the same on the classes of this discipline "," importance of physical education "and overall attitude. Concerning the results, students in general have shown that they have a positive attitude to physical education. Regarding the comparison of students' attitudes in the face of physical education between different sex, it was found that the male has a more positive attitude in the factor "like for Physical Education and its matters" and "satisfaction / pleasure in lessons of this discipline ", and overall attitude. Finally, there were no statistically significant differences between the different years of education and socioeconomic level. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Paulo Alberto da Silva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU