Detalhes do Documento

A formação de professores de Educação Física em desenvolvimento da criança. Aná...

Autor(es): Queiroz, Ana Patrícia Cavalcante de cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3209

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Desenvolvimento da criança; Educação física; Formação de profissionais; 796(043); 371.13(043)


Descrição
A formação de professores de educação física em desenvolvimento da criança. Análise documental em duas universidades públicas do estado do Ceará. Trata-se de um estudo que pretende identificar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança ofertados durante a formação de professores de educação física em duas universidades do Estado do Ceará. Este estudo foi desenvolvido através de uma análise de projetos político pedagógico, currículos, programas de disciplinas, carga horária e conteúdos das disciplinas ofertadas pelo curso, com ênfase nas disciplinas dedicadas ao desenvolvimento da criança. A metodologia aplicada a este trabalho se constituiu em uma investigação qualitativa exploratória, descritiva e interpretativa (Barros & Lehfeld, 2000; Barros & Lehfeld, 2002; Pereira & Leitão, 2007; Martins, 2000; Minayo, 2000). Com o presente estudo exploratório constatamos como as duas universidades estudadas proporcionam a formação de seus futuros profissionais para o trabalho com o desenvolvimento da criança na educação básica. The training of physical education teachers in child development. Documental analysis in two public universities in the state of Ceará. This study aims to identify which skills about child development are offered during the training of physical education teachers at two universities in the state of Ceará. It was developed through an analysis of political pedagogical projects, curricula, discipline programs, workload and contents of the subjects offered by the course, with emphasis on the subjects related to child development. The methodology used in this study consisted of a qualitative exploratory, descriptive and interpretative research (Barros & Lehfeld, 2000; Lehfeld & Barros, 2002; Pereira & Leitão, 2007; Martins, 2000; Minayo, 2000). In this exploratory study we find out how the two universities analyzed provide the training for their future professionals to the work with child development in basic education. Dissertação de Mestrado em Educação Física, Especialização em Desenvolvimento da Criança
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia