Autor(es):
Sequeira, Nuno Romeu Cardoso
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3204
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Eficácia das organizações; Marketing; Comunicação; Estratégia; Instituições Particulares de Solidariedade Social; 005.9(043); 658.8(043)
Descrição
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm uma forte presença no
âmbito da prestação de serviços de solidariedade social no nosso país, apesar de
passarem por um momento desfavorável a nível económico, reflexo da diminuição dos
apoios governamentais. Apesar de ser determinante para as IPSS encontrarem respostas
que visem uma maior sustentabilidade, os estudos em Portugal são praticamente
escassos nesse sentido, sendo assim importante a avaliação e a definição de métodos
que tenham como objetivo assegurar a sobrevivência destas instituições sem fins
lucrativos.
Existem diversas áreas e vertentes que podem ajudar na consolidação das IPSS e até, na
sua própria expansão, como é o caso da implementação dos conceitos de marketing e
comunicação na sua estruturação, seja com o intuito de melhorar as suas respostas
sociais e serviços internos, ou seja com o propósito de melhorar a sua promoção
externa.
A revisão da literatura apresentada mostra-nos as teorias e conceitos que, a nível do
marketing e comunicação, podem ser aplicados nas IPSS embora, na maioria dos casos,
sejam elementos que apenas têm base comprovada em organizações genéricas, mas que
podem servir de base para a implementação nas IPSS em particular.
Os dados recolhidos no estudo de caso abordado ajudam-nos a ter uma perceção do
modo de aplicação e funcionamento que os mesmos conceitos apresentam no seio da
IPSS estudada, permitindo-nos obter algumas respostas em relação à sua eficácia, e que
podem ser observados como um importante contributo de interligação teórico-prática de
estratégias e ações de marketing e comunicação direcionadas para as IPSS, facultando
aos gestores e responsáveis de IPSS instrumentos e ferramentas que os poderão ajudar a
obter um melhor desempenho da sua organização, bem como tentar garantir a sua
própria sustentabilidade. The Private Institutions of Social Solidarity (IPSS) have a significant role in providing
social solidarity services in our country, despite going through a harsh economic period,
due to the reduction in government support. Although it is important for the IPSS to
find solutions for a greater sustainability, studies in Portugal are almost scarce in this
area. Therefore it is important to evaluate and define methods that aim to ensure the
survival of these nonprofit institutions.
There are several areas and aspects that can help in the consolidation of IPSS and even
in its own development, as the implementation of marketing and communication
concepts in their structure, either to improve their social responses and internal services
or their external promotion.
The literature review presented shows us the marketing and communications theories
and concepts which can be applied in the IPSS. Although, in most cases, these elements
have only been successfully applied on standard organizations, they may also serve as a
basis in the IPSS in particular.
The collected data in the chosen case study helps us to have a perception of the way that
those concepts were implemented and applied within the studied IPSS, allowing us to
get some answers regarding their effectiveness. This can be considered as an important
contribution to the theoretical and practical interconnection strategies and initiatives of
marketing and communications events directed to the IPSS. Providing managers and
administrators of IPSS, instruments and tools that may help them achieve a better
performance of their organization and try to ensure its sustainability. Dissertação de Mestrado em Gestão
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Rodrigues, Ana Paula; Teixeira, Mário Sérgio