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Análise das estratégias e ações de marketing e comunicação em Instituições Part...

Author(s): Sequeira, Nuno Romeu Cardoso cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3204

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Eficácia das organizações; Marketing; Comunicação; Estratégia; Instituições Particulares de Solidariedade Social; 005.9(043); 658.8(043)


Description
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm uma forte presença no âmbito da prestação de serviços de solidariedade social no nosso país, apesar de passarem por um momento desfavorável a nível económico, reflexo da diminuição dos apoios governamentais. Apesar de ser determinante para as IPSS encontrarem respostas que visem uma maior sustentabilidade, os estudos em Portugal são praticamente escassos nesse sentido, sendo assim importante a avaliação e a definição de métodos que tenham como objetivo assegurar a sobrevivência destas instituições sem fins lucrativos. Existem diversas áreas e vertentes que podem ajudar na consolidação das IPSS e até, na sua própria expansão, como é o caso da implementação dos conceitos de marketing e comunicação na sua estruturação, seja com o intuito de melhorar as suas respostas sociais e serviços internos, ou seja com o propósito de melhorar a sua promoção externa. A revisão da literatura apresentada mostra-nos as teorias e conceitos que, a nível do marketing e comunicação, podem ser aplicados nas IPSS embora, na maioria dos casos, sejam elementos que apenas têm base comprovada em organizações genéricas, mas que podem servir de base para a implementação nas IPSS em particular. Os dados recolhidos no estudo de caso abordado ajudam-nos a ter uma perceção do modo de aplicação e funcionamento que os mesmos conceitos apresentam no seio da IPSS estudada, permitindo-nos obter algumas respostas em relação à sua eficácia, e que podem ser observados como um importante contributo de interligação teórico-prática de estratégias e ações de marketing e comunicação direcionadas para as IPSS, facultando aos gestores e responsáveis de IPSS instrumentos e ferramentas que os poderão ajudar a obter um melhor desempenho da sua organização, bem como tentar garantir a sua própria sustentabilidade. The Private Institutions of Social Solidarity (IPSS) have a significant role in providing social solidarity services in our country, despite going through a harsh economic period, due to the reduction in government support. Although it is important for the IPSS to find solutions for a greater sustainability, studies in Portugal are almost scarce in this area. Therefore it is important to evaluate and define methods that aim to ensure the survival of these nonprofit institutions. There are several areas and aspects that can help in the consolidation of IPSS and even in its own development, as the implementation of marketing and communication concepts in their structure, either to improve their social responses and internal services or their external promotion. The literature review presented shows us the marketing and communications theories and concepts which can be applied in the IPSS. Although, in most cases, these elements have only been successfully applied on standard organizations, they may also serve as a basis in the IPSS in particular. The collected data in the chosen case study helps us to have a perception of the way that those concepts were implemented and applied within the studied IPSS, allowing us to get some answers regarding their effectiveness. This can be considered as an important contribution to the theoretical and practical interconnection strategies and initiatives of marketing and communications events directed to the IPSS. Providing managers and administrators of IPSS, instruments and tools that may help them achieve a better performance of their organization and try to ensure its sustainability. Dissertação de Mestrado em Gestão
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Ana Paula; Teixeira, Mário Sérgio
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