Autor(es):
Ribeiro, Miguel Ângelo Figueiredo
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3188
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Atividade física; Alunos; Hábitos desportivos; Prática e não prática desportiva; 796(043); 371.38(043)
Descrição
O presente estudo enquadra-se no contexto dos hábitos desportivos no concelho
de Mangualde, no sentido de verificar e determinar as relações existentes entre os
alunos do secundário e o fenómeno desportivo e também os hábitos e a procura
desportiva desses jovens, apoiando a orientação do planeamento da oferta desportiva no
concelho. As nossas opiniões apontam para um modelo coeducativo das diversas
entidades competentes neste âmbito, como o meio mais adequado para equilibrar as
oportunidades de acesso e adesão a um estilo de vida ativo.
Depois de situado o sistema desportivo no concelho, analisámos a realidade
desportiva do mesmo com resultados que revelam 75,0% de inquiridos a gostar de
Atividades Físicas e Desportivas (AFD), surgindo os rapazes com valores superiores
aos das raparigas. Verificou-se também que os aspetos mais importantes da existência
de AFD evidenciados pelos alunos se relacionam com a saúde e a condição física.
Relativamente à ocupação dos tempos livres verificam-se níveis diários de
atividade física muito reduzidos, dando lugar a uma forma de viver cada vez mais
sedentária. No que concerne à prática de AFD dos inquiridos, verificamos que 45% dos
mesmos é praticante regular, 10% não o são nem pretendem ser e outros 45% não o são,
embora gostassem de o ser.
O Futebol, a Natação e o Andebol aparecem como as modalidades mais praticadas
pelos alunos. Por seu lado, as modalidades mais pretendidas pelos alunos que não
praticam atividades físicas regularmente são o Futebol, a Natação e o Voleibol como as
três primeiras escolhas.
As principais razões de prática desportiva são o gosto pessoal, a promoção da
saúde e o divertimento que estas atividades proporcionam, distinguindo-se como razões
de abandono e não adesão a programas físicos ou desportivos, a falta de tempo, a
incompatibilidade de horários, o cansaço do dia-a-dia e a falta de companhia.
Com base na interpretação e discussão dos dados recolhidos decidimos apontar
um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura neste contexto, de modo a
maximizar o fenómeno físico-desportivo da região. The following study refers to the context of sportive habits in the municipality of
Mangualde, in order to verify and determine the relationships between high school
students and sports phenomenon and also the habits and demands of sports area from
these young people, supporting the orientation of planning the availability of sports in
the county. Our opinion points to one coeducational model between the different entities
in this context, as the best way to balance the opportunities for access and practice of
one active lifestyle.
After the description of the sportive system from the municipality, we analyzed
his sportive reality with results that reveal 75,0% of respondents which enjoy physical
activity and the boys emerged with higher values than girls. It was shown also that the
most important aspects pointed by students to the existence of sport and physical
activities (SPA) are related to the health and physical condition.
Regarding leisure time there are daily levels of physical activity greatly reduced,
giving rise to a way of living increasingly sedentary. About the practice of SPA we
found that 45% of respondents are regular practitioners, 10% are not and don’t even
meant to be, and the last 45% are not regular practitioners, although they would like to.
Soccer, Swimming and Handball appear as the most popular activities for
students. On the other hand, when asked what the most widely sought by students who
do not practice regular physical activity, appears Football, Swimming and Volleyball as
the first three choices.
The main reasons of sportive practice are personal taste, health promotion and the
amusement they provide, distinguishing themselves as reasons for non compliance and
non adherence to physical or sportive programs, the lack of time, the incompatibility of
schedules, the burden of the day and the lack of companionship.
Based on the interpretation and discussion of the collected data we decided to aim
a set of suggestions for future intervention in this context in order to maximize the
physical and sportive phenomenon in the region. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário