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Análise da estratégia de inserção das micro e pequenas empresas no comércio ele...

Autor(es): Barros, Mariana de Oliveira cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3174

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Comércio eletrónico; Pequenas empresas; Gestão estratégica; Micro empresas; 005.7(043)


Descrição
Na era da informação o comércio eletrônico (CE) é a grande tendência do comércio mundial, e está ligeiramente deixando de ser novidade e se tornando instrumento estratégico para as empresas se distinguirem no mercado em que atuam. As empresas que queiram aumentar sua competitividade neste novo cenário, terão de consolidar previamente a sua posição, começando por definir sua estratégia, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. Considerando as perspectivas de aumento dos ´e-consumidores´, a vasta quantidade de Micro e Pequenas empresas (MPE´s) no Brasil e a sua importante participação no desenvolvimento social e econômico do país, surge a preocupação desta pesquisa em investigar quais estratégias as MPE´s têm adotado para a sua inserção no CE, para tanto, optou-se por delimitar a pesquisa às MPE´s do hipercentro de Belo Horizonte - MG - Brasil. Realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, utilizando-se da aplicação de abordagem survey com 158 empresas. A pesquisa conduziu à identificação e análise de aspectos predominantes na estratégia de CE dessas empresas. Os resultados mostram um cenário que aponta para a subutilização de todo o potencial do comércio eletrônico como ferramenta estratégica nas empresas pesquisadas. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma significativa para que consigamos dar um maior contributo para a utilização do CE como fator de desenvolvimento e evolução das MPE´s. In the information age electronic commerce (EC) is the big trend of world trade, and is slightly let novelty and becoming a strategic tool for companies to distinguish themselves in the market in which they operate. Companies that want to increase their competitiveness in this new scenario, will consolidate its position previously, starting by defining its strategy, regardless of size or industry. Considering the increase of perspectativas 'e-consumers', the vast amount of Micro and Small Enterprises (MSEs) in Brazil and its important role in social and economic development of the country, there is the concern of this research to investigate what strategies the MSEs have adopted for their inclusion in the EC, therefore, we chose to delimit the search to the MSEs hypercenter of Belo Horizonte - MG - Brazil. We conducted a descriptive, exploratory, using the application approach survey with 158 companies. The research led to the identification and analysis of the predominant aspects of EC strategy of these companies. The results show a scenario that points to the underutilization of the full potential of e-commerce as a strategic tool in the surveyed companies. It is hoped that this study will contribute significantly to that we can make a greater contribution to the use of EC as a factor of development and evolution of MSEs. Dissertação de Mestrado em Gestão
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Alves, Ricardo César
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