Author(s):
Ribeiro, Nuno Miguel Barbosa
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3164
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Desporto escolar; Valores; Futsal; Ética no desporto; Fair play; 796.33(043); 174(043); 371.38(043)
Description
Nos últimos tempos o tema da Ética tem sido recorrentemente abordado permanecendo muito
em voga, nomeadamente no contexto desportivo, tendo havido várias campanhas com vista a
promover e a incentivar a prática desportiva regida por normas e condutas corretas. Porém,
importa saber se na prática desportiva os jovens orientam os seus comportamentos por
Valores do Desporto.
Assim, o nosso estudo pretendeu saber a importância que a Escola dá à Ética no Desporto,
conhecer as noções dos alunos sobre a Ética no Desporto, identificar comportamentos
denominados Éticos e Antiéticos, saber as razões da manifestação destes últimos e identificar os Valores considerados mais importantes pelos jovens na prática desportiva.
Para estudar a temática recorremos a cinco grupos-equipa da modalidade de Futsal, no género masculino, no escalão de juvenis, do quadro competitivo do Desporto Escolar no ano letivo 2011-2012, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal (dois grupos equipa),
Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão e à Escola Secundária Alves Martins (Viseu –
dois grupos equipa). Relativamente à organização metodológica, adotámos o Método
Qualitativo utilizando a Entrevista (em 37 alunos) e a Observação (em três jogos onde
intervieram as equipas dos entrevistados) como instrumentos de recolha dos dados e, para a sua análise, recorremos à Técnica de Análise de Conteúdo.
Sobre as principais conclusões do nosso estudo, concluímos que a quase totalidade dos alunos tem noções corretas sobre a Ética no Desporto sendo as categorias “respeito pelos
adversários”, “respeito pelas regras” e “respeito pelos árbitros” as mais referenciadas; o tema
é abordado pelos professores de Educação Física quer nas suas aulas quer no contexto do Desporto Escolar; nos jogos observados foram registados mais comportamentos Éticos do que Antiéticos; o comportamento Ético mais observado durante os jogos foi o “incentivo/
cumprimento dos colegas após terem marcado um golo”; o comportamento Antiético mais
observado foi o “reclamar com o árbitro”; a razão mais mencionada para a manifestação dos
Comportamento Antiéticos foi o “sentimento de injustiça” provocado por uma má decisão do
árbitro; os Valores considerados mais importantes pelos alunos na prática desportiva foram os valores Ético, Fair Play, Hedonístico e Prático; alguns alunos foram incoerentes com as respostas dadas na entrevista inicial e o seu comportamento no jogo observado. Lately, the Ethics subject has been on the spotlight, namely in the sports context, with several campaigns regarding the promotion and inciting of sports guided by the right rules and conducts. However, it’s important to know if when practicing sports youngsters guide their behaviors by sports ethical principles.
Thus, our research intended to determine the importance given to sports ethics in schools, get to know the notions of the students regarding ethics in sports, identify behaviors considered ethical and anti-ethical, learn the reasons that lead to these last behaviors and ascertain the
values considered the most important in sports by youngsters.
To study this subject, we turned to five futsal team groups, male gender, U15, of the
Desporto Escolar competition of the school year of 2011-1012, of the Agrupamento de
Escolas de Carregal do Sal (two team groups), Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão
and Escola Secundária Alves Martins (Viseu – two team groups). Regarding the
methodological organization, we adopted the qualitative method using interviews (37
students) and observation (in three games of the interviewed students’ teams) as tools of data collection and, for its handling, the content analysis technique.
Concerning the main conclusions of our study, we’ve assessed that the majority of students
have correct notions of sports ethics, being the categories “respect for the adversaries”,
“respect for the rules” and “respect for the referees” the most referenced; the subject was broached by the physical education teachers, both in classes and in “Desporto Escolar” context; during the watched matches more ethical behaviors were observed than anti-ethical ones; the ethical behavior most observed during matches was “Incentivize/greeting colleagues
after scoring a goal”; the most observed anti-ethical behavior was “complaining to the
referee”; the most mentioned reason for having anti-ethical behaviors was the “sense of injustice” due to a referee’s bad decision; the values that were considered the most important
by the students in sports were Ethics, Fair Play; Hedonistic and Practical; some students were incoherent in the answers provided in the initial interview and the behavior observed in the matches. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário