Document details

A expressão musical no pré-escolar: um estudo efetuado no jardim-de-infância Ca...

Author(s): Martins, Vânia Monteiro Marinho Bordalo cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3158

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Educação musical; Educação pré-escolar; 37.03(043); 78(043); 373.22/.24


Description
Este trabalho tem por objecto indagar a participação das crianças em atividades de expressão musical nos jardins-de-infância, concretamente no jardim-de-infância da Casa do Menino de Deus, em Barcelos no Minho, norte de Portugal, analisando se é um factor que deva ser valorizado numa perspectiva didática e metodológica. Assim, no referencial teórico, percorremos autores e normativas relacionadas com a educação no pré-escolar e a expressão musical neste nível educativo, as orientações curriculares e o currículo no pré-escolar, a importância da música na educação, a didática da expressão musical e relevância da expressão musical no pré-escolar. No trabalho empírico, descrevemos os processos metodológicos configurados por uma metodologia qualitativa, em que a recolha de dados, utilizada, contemplou um estudo exploratório, com sete educadoras, desenvolvido a partir de um questionário, com questões abertas e fechadas, importantes para a análise, interpretação e compreensão do problema levantado neste estudo particular. Da análise dos dados recolhidos, concluímos que as educadoras valorizam, efectivamente, a expressão musical em sala de aula, como actividade didáticopedagógica, com metodologias adequadas, visto trabalharem esta área diariamente e de várias formas. Contudo, as inquiridas continuam a sentir necessidade de formação contínua nesta área, para melhor a poderem trabalhar e explorar com as crianças, principalmente em relação à execução de instrumentos musicais. This aim to investigate the children's participation in activities of musical expression in the kindergarten, specifically in kindergarten Casa Menino de Deus, in the Minho in Braga, northern Portugal, analyzing whether it is a factor that should be valued didactic and methodological perspective. Thus, the theoretical framework, traveled authors and regulations related to education in preschool and musical expression in this level of education, curriculum guidelines and curriculum in preschool, the importance of music in education, teaching of musical expression and relevance musical expression in preschool. In empirical work, we describe the methodological processes configured for a qualitative methodology in which data collection, use, included an exploratory study with seven educators, developed from a questionnaire with open and closed questions, important for the analysis, interpretation and understanding of the issue raised in this particular study. From the analysis of the data collected, we concluded that educators value indeed musical expression in the classroom like activity as didactic-pedagogic, with appropriate methodologies, since this area is daily worked in various ways. However, respondents continue to feel the need for training in this area, to better be able to work and explore with children, especially in relation to the execution of musical instruments. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, Agostinho Costa Diniz
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU