Author(s):
Martins, Vânia Monteiro Marinho Bordalo
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3158
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Educação musical; Educação pré-escolar; 37.03(043); 78(043); 373.22/.24
Description
Este trabalho tem por objecto indagar a participação das crianças em atividades de
expressão musical nos jardins-de-infância, concretamente no jardim-de-infância da Casa
do Menino de Deus, em Barcelos no Minho, norte de Portugal, analisando se é um
factor que deva ser valorizado numa perspectiva didática e metodológica.
Assim, no referencial teórico, percorremos autores e normativas relacionadas com
a educação no pré-escolar e a expressão musical neste nível educativo, as orientações
curriculares e o currículo no pré-escolar, a importância da música na educação, a
didática da expressão musical e relevância da expressão musical no pré-escolar.
No trabalho empírico, descrevemos os processos metodológicos configurados por
uma metodologia qualitativa, em que a recolha de dados, utilizada, contemplou um
estudo exploratório, com sete educadoras, desenvolvido a partir de um questionário,
com questões abertas e fechadas, importantes para a análise, interpretação e
compreensão do problema levantado neste estudo particular.
Da análise dos dados recolhidos, concluímos que as educadoras valorizam,
efectivamente, a expressão musical em sala de aula, como actividade didáticopedagógica,
com metodologias adequadas, visto trabalharem esta área diariamente e de
várias formas. Contudo, as inquiridas continuam a sentir necessidade de formação
contínua nesta área, para melhor a poderem trabalhar e explorar com as crianças,
principalmente em relação à execução de instrumentos musicais. This aim to investigate the children's participation in activities of musical
expression in the kindergarten, specifically in kindergarten Casa Menino de Deus, in the
Minho in Braga, northern Portugal, analyzing whether it is a factor that should be
valued didactic and methodological perspective.
Thus, the theoretical framework, traveled authors and regulations related to
education in preschool and musical expression in this level of education, curriculum
guidelines and curriculum in preschool, the importance of music in education, teaching
of musical expression and relevance musical expression in preschool.
In empirical work, we describe the methodological processes configured for a
qualitative methodology in which data collection, use, included an exploratory study
with seven educators, developed from a questionnaire with open and closed questions,
important for the analysis, interpretation and understanding of the issue raised in this
particular study.
From the analysis of the data collected, we concluded that educators value indeed
musical expression in the classroom like activity as didactic-pedagogic, with
appropriate methodologies, since this area is daily worked in various ways. However,
respondents continue to feel the need for training in this area, to better be able to work
and explore with children, especially in relation to the execution of musical instruments. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar