Document details

O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao ...

Author(s): Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3145

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Desporto escolar; Organização; Educação física; Professores; Coesão; Reflexão; Coordenação do desporto escolar; 796(043); 371.38(043)


Description
O Desporto Escolar, visando o melhor desempenho possível dos intervenientes, procura valorizar o trabalho de equipa a universalidade e equidade, a motivação, a inovação, a comunicação e credibilidade, o cumprimento e a excelência. É aqui que o Coordenador do Desporto Escolar desempenha uma função fulcral em toda a dinâmica, a implementação e o desenvolvimento das actividades a realizar na escola. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai rever a sua postura perante os acontecimentos do dia a dia e procurar superar as suas dificuldades, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que trabalha. Todo este processamento vai permitir ao Coordenador do Desporto Escolar/professor melhorar o seu desempenho, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso desportivo e escolar dos alunos. Não esquecendo mesmo a sua própria superação. A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor Coordenador do Desporto Escolar evoluir ao longo da sua vida profissional como ser humano onde os valores sociais, culturais não são esquecidos. Ao ponderar sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai retificar os conhecimentos que possui e procurar reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que se encontra, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos. The practicing of Sports in School, seeking the best possible performance of actors, seeks to value teamwork universality and equity, motivation, innovation, communication and credibility, compliance and excellence. It is here that the School Sports Coordinator plays a key role in the whole dynamic development and implementation of activities to perform in school. Reflecting on his performance, the need to find justification for decisions taken , the Coordinator will revise its attitude towards the events of everyday life and seek to overcome their difficulties , to reformulate their practice setting to the specific situation in which it works. This whole process will allow the School Sports Coordinator / teacher to improve their performance , without never losing sight of the main objective of this action - the sports and academic success of students . Not even forgetting his own overcoming. The capacity for self-criticism, to think of the positive and negative aspects of the practice, is a way for the School Sports Coordinator evolve throughout his professional life as a human being where cultural social values, are not forgotten. When pondering his performance, the need to find justification for decisions taken, the Coordinator will rectify its knowledge and seek to reformulate their practice adjusting to the specific reality that is, without ever losing sight of the main objective of this action - the academic success of our students and overcoming. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Aranha, Ágata Cristina Marques
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU